A flor-de-cera decora, levando mais vida e leveza aos ambientes da casa

Essa bela flor pode ser integrada à decoração, dando leveza e delicadeza ao ambiente

A delicada e linda flor-de-cera pode dar mais suavidade e delicadeza aos ambientes, bem como levar aquela sensação de leveza e alegria. Nesta terça-feria, dia 1 de março, a dica apresenta essa opção delicada de complemento da decoração para sua casa.

Como toda plantinha, ela requer alguns cuidados e precisa de carinho, mas nada que você não possa prover com facilidade. O blogue Vida de Casa traz algumas dicas para você poder plantar e manter essa linda opção de encanto e beleza na sua casa.

Não deixe de conferir: Bokashi: conheça esse adubo e comece a utilizá-lo nas suas plantas
Conhecendo a flor-de-cera e suas espécies
Com o exótico nome de Hoya Carnosa, essa linda flor veio da Ásia e se integrou bem ao nosso clima, produzindo uma variedade de espécies. Algumas das mais conhecidas e apreciadas no Brasil, são:

1 Flor-de-cera Bella: é a espécie mais adaptável aos ambientes internos, como também a mais delicada, com pétalas brancas, mas que apresentam tons de lilás, vermelho ou roxo no centro.
2 Flor-de-cera Hoya Carnosa: espécie mais encontrada em jardins; é uma flor pendente com cachos em tons de rosa ou branca.
3 Flor-de-cera Hoya Carnosa Tricolor: esta se destaca por ter as folhas coloridas em verde, rosa e amarelo, além de flores muito belas em vários tons de rosa ou indo do vermelho, no centro, passando pelo amarelo, até o branco nas bordas das pétalas.

As pétalas dessas flores são levemente curvadas do centro para a borda com uma suave dobradura, o que as deixam ainda mais belas. É uma linda opção para se integrar à decoração do ambiente, combinando bem com o seu estilo e tornando o local mais agradável.

Veja também: Espada-de-São-Jorge: saiba como cultivar essa planta na sua casa
Saiba como plantar e manter essas flores lindas e saudáveis
Um vaso pequeno, de plástico e com furos para drenagem é suficiente, pois a flor-de-cera gosta de manter as raízes mais juntas. As espécies que têm as folhas mais clarinhas devem tomar mais sol, portanto, é bom mantê-las mais próximas de aberturas ensolaradas, evitando sempre os excessos.

Já as que têm folhas em um verde mais escuro, podem ficar mais afastadas de espaços ensolarados, pois, elas não precisam tanto de luz. Esses cuidados com a luz são importantes para manter a saúde e a beleza dessa plantinha.

Recomenda-se que você não utilize uma terra qualquer na hora de plantar, portanto, prefira um substrato de qualidade, que você encontra facilmente em lojas especializadas. O ideal é que o substrato seja uma mistura de terra de jardim, vermiculita e carvão, formando uma mistura preta e fofa.

Para saber quando regar, ponha dois dedos na superfície da terra e, se ela estiver seca, regue até umedecer levemente a superfície. Nunca encharque a terra, pois, o excesso de umidade pode prejudicar a plantinha e ela ficará feia, podendo até murchar.

Como você pode ver, não há necessidade de cuidados extremos para você ter a flor-de-cera embelezando com graça e suavidade a sua casa. No vídeo do canal do YouTube “Vila Nina TV”, a seguir, veja dicas úteis e fáceis de aplicar.

Confira ainda: Peperômias: aprenda a cuidar delas e tenha plantas encantadoras

 

Comentários estão fechados.