Dipladênia: conheça essa trepadeira ideal para pergolado e saiba como cuidar corretamente

Possui flores com cores fortes, que podem variar do vermelho, amarelo, rosa e branco

Brusque – Santa Catarina, terça-feira, 22 de março – A Dipladênia ou Mandevilla é uma trepadeira originária da América do Sul, sendo de clima tropical. Assim, essa é uma planta ideal para fazer pergolado, cobrir paredes e até colunas de concreto, pois basta algum lugar para que ela consiga enrolar.

Um outro ponto que a torna ideal para a decoração são suas flores com cores fortes, que podem variar do vermelho, amarelo, rosa e branco. Além do mais, elas podem surgir praticamente o ano inteiro, e possuem cheiro suave e agradável. Sendo assim, confira as dicas que o Vida de Casa preparou sobre os seus cuidados.

Veja também: Ficus lyrata: descubra dicas de cultivo fáceis para deixá-la exuberante
Como cuidar corretamente da Dipladênia
O seu tamanho vai depender bastante do local disponível para ela se prender, mas pode chegar até cerca de 3 metros, como mostra a Wikipédia. Por isso, é possível modular o seu crescimento e adaptá-lo ao espaço existente. Essa é uma característica interessante da Dipladênia que possui cuidados básicos e fáceis de se cumprir.
Melhores espaços para cultivar
A dipladênia gosta de locais quentes e com boa exposição à luz. Não à toa é bastante utilizada para cobrir paredes e também em pergolados. Nesse caso, se cultivada dentro de casa, é preciso observar a localização dessas plantas e colocá-las em ambientes que proporcionem a entrada de uma boa luminosidade. Assim, para quem gosta de beija-flores, essa é uma forma interessante de atrair os animais para o jardim.

Leia mais: Coração-magoado: veja como cuidar corretamente dessa planta exuberante
Irrigação ideal da Dipladênia
De uma forma geral, requer rega moderada, podendo ser feita a cada 3 dias ou sempre que o solo esteja seco. Sendo assim, ela gosta de um substrato com umidade, mas é melhor não exagerar na quantidade de água. Na dúvida entre irrigar ou não, é preciso optar por nunca encharcar o solo.
Melhores materiais para o substrato
Para evitar o afogamento das raízes, o primeiro ponto a se levar em consideração é oferecer a drenagem da água. Com isso, um substrato com areia de construção e com material drenante no fundo é indispensável, principalmente quando cultivado em vasos.

Compostos com matérias orgânicas ajudam na nutrição correta da planta, mas a adição de farinha de ossos é também um diferencial importante e que vai fazer a diferença na evolução da Dipladênia. Confira o vídeo do canal “Henrique Buttler” e aprenda mais sobre os cuidados dessa planta.

Veja também: A Ficus pumila não necessita de tantos cuidados para sobreviver, saiba como cultivar essa trepadeira

Comentários estão fechados.