A Ficus pumila não necessita de tantos cuidados para sobreviver, saiba como cultivar essa trepadeira

Pertence a mesma família da “Ficus benjamina”, confira agora

Brusque – Santa Catarina, segunda-feira, 21 de março – A Ficus pumila pertence às Moraceae, mesma família da “Ficus benjamina”. O mais interessante dessa planta é justamente sua alta resistência a ambientes adversos, não necessitando de muitos cuidados para sobreviver.

Essa é uma espécie de trepadeira muito comum em muros, mas que consegue se encaixar bem dentro de casa, bastando apenas utilizar uma estrutura para que ela se fixe. Assim, quem ainda não sabe muito bem como cuidar de plantas, encontra nessa opção de Ficus uma escolha ideal. Continue acompanhando o que o Vida de Casa preparou sobre essa planta.

Veja também: Ficus Benjamina: acompanhe dicas exclusivas de como cultivar essa árvore – Vida de Casa

Como cuidar corretamente da Ficus pumila

O que mais chama a atenção sobre essa planta é sua capacidade de adaptar-se aos mais diversos ambientes, se modulando a cada espaço. Na natureza, trata-se de uma espécie de grande porte e quando utilizada fora de casa também consegue chegar até cerca de 4 metros. No entanto, em locais internos, embora sobreviva perfeitamente, fica bem menor como mostra a Wikipédia.

Ambiente

Uma das grandes utilizações dessa Ficus é para a fixação em muros, porque ela cresce de forma rápida. Quanto a sua natureza, ela prefere um espaço com bastante sol, por isso, não é preciso se preocupar em oferecer meia sombra.

No entanto, a Ficus pumila é também muito resistente à falta de luz natural, ao menos quando comparada a outras plantas decorativas. Por isso, ela se adapta bem dentro de ambientes fechados, desde que ofereçam uma boa iluminação artificial.

Dessa forma, caso o objetivo seja cultivá-la dentro do quarto, escritório ou sala, por exemplo, é importante utilizar ao menos lâmpadas fluorescentes. Assim, ela também conseguirá se sustentar de forma mais saudável e viver com tranquilidade. A temperatura ideal para essa espécie é de algo em torno de 18º C a 25º C.

Confira: Ficus lyrata: descubra dicas de cultivo fáceis para deixá-la exuberante

Rega e substrato

Mostrando novamente sua capacidade de superar adversidades, a Ficus pumila sobrevive mesmo em solos mais pobres. De todo modo, para um desenvolvimento saudável, é importante oferecer um substrato com húmus e material orgânico.

Quando cultivada em muros, e caso já tenha atingido sua fase adulta, ela também não precisa de uma irrigação tão frequente. Mas dentro de vasos, em estruturas suspensas, é imprescindível que o substrato se mantenha sempre umedecido. Confira mais detalhes sobre esses cuidados no vídeo do canal “Guia das Plantas e Suculentas”:

 

Leia mais: Como saber quando regar as plantas? Descubra agora o momento certo

Comentários estão fechados.