Azeite de oliva extravirgem: alimento ou remédio? Conheça os benefícios desse óleo

Aprenda a escolher o azeite de oliva extravirgem ideal

São Paulo, segunda-feira, 21 de março por Lucca Ranoya – O azeite de oliva extravirgem é um produto tão cheio de benefícios para a saúde humana, que poderia ser considerado um remédio preventivo para muitas doenças. Entretanto, claro, aliado sempre a um estilo de vida saudável e a práticas promotoras de saúde.

Primeiramente, o azeite de oliva é o óleo resultante da prensa do fruto da oliveira, que nós conhecemos como azeitona. Assim, essa prensa pode ser feita de várias formas e cada uma delas afetará profundamente o produto final. Hoje, vamos tratar da prensa à frio, que é a utilizada na produção do azeite de oliva extravirgem. Para mais informações e conteúdo gratuito sobre plantas, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Alecrim na comida: descubra os benefícios dessa erva na sua cozinha. Confira agora

Azeite de oliva extravirgem alimento ou remédio Conheça os benefícios desse óleo - Reprodução Canva Azeite de oliva extravirgem alimento ou remédio Conheça os benefícios desse óleo – Reprodução Canva
Produção do azeite de oliva extravirgem
Em primeiro lugar, colhem-se as azeitonas no período correto de maturação e despejam-se os frutos em uma prensa mecânica que espreme as azeitonas para a extração do óleo puro. Então, o alimento resultante é engarrafado, preferencialmente em um recipiente escuro e é botado à venda.
Acidez no azeite de oliva extravirgem
Sendo assim, dessa prensagem, o óleo que sai é composto por vários tipos de moléculas. Para entendermos os papéis dessas moléculas de uma forma simplificada, vamos analisar a acidez do produto, geralmente especificada na parte de trás do azeite. Então, a partir daí, entendemos qual a porcentagem de ácidos graxos livres que aquele lote possui. Menos acidez, mais moléculas benéficas, mais acidez, mais ácidos graxos livres.

Dessa forma, quanto maior a porcentagem da acidez no rótulo, maior a capacidade daquele óleo oxidar, rancificar, perder as propriedades benéficas que carrega e causar prejuízos para a saúde do consumidor. Portanto, quanto menor a acidez, maior será a quantidade de compostos antioxidantes que o azeite de oliva terá, maior será sua durabilidade e menor será os efeitos inflamatórios da gordura rancificada.

Veja também: Shimeji: conheça os benefícios que o consumo regular desse fungo pode trazer
Benefícios e propriedades medicinais do azeite de oliva extravirgem
Um dos grandes benefícios do consumo do azeite de oliva extravirgem é a ingestão de variados antioxidantes que exercem um papel protetor no organismo. Esses antioxidantes diminuem os níveis de triglicerídeos no sangue, aumentam a produção de hormônios esteroides e diminuem o cortisol.

Enfim, de acordo com a matéria escrita pela Danielle Sanches, dia 2 de abril de 2021, veiculada no site da Uol, o azeite de oliva extravirgem é rico em ômega 9, um tipo de gordura anti-inflamatória, também produzida pelo corpo, que facilita a absorção das vitaminas A, D, E e K.

E aí, curtiu? Deixe um comentário e conte-nos um pouco da sua experiência com esse bálsamo divino! Fique agora com o vídeo do canal “Dr. Samuel Dalle Laste” e aprofunde o seu conhecimento sobre o azeite de oliva extravirgem.

Leia também: 5 que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias

 

Comentários estão fechados.