Top 5 plantas fáceis de pegar plantando pelo galho: aprenda o passo a passo

A estaquia é um processo de reprodução fácil, simples e rápido

São Paulo, sexta-feira, 18 de março por Lucca Ranoya – A estaquia, é um processo super conhecido, talvez não pelo seu nome científico, mas, pelo popular: plantar pelo galho. Esse tipo de plantio é menos trabalhoso, mais rápido e mais assertivo quando comparado com a germinação da semente. Por isso, hoje, você descobrirá a lista top 5 das plantas mais fáceis de pegar plantando pelo galho.

O Vida de Casa traz muito conteúdo bacana e gratuito, diariamente! Acesse o nosso blog e as sugestões das matérias a seguir para mais informações sobre outras espécies de plantas, métodos de cultivo, adubação e dicas de jardinagem.

Veja também: 3 dicas sobre adubo que ninguém te contou: descubra os segredos

Top 5 plantas fáceis de pegar plantando pelo galho aprenda o passo a passo - Reprodução Canva Top 5 plantas fáceis de pegar plantando pelo galho aprenda o passo a passo – Reprodução Canva
O que é estaquia
De acordo com a matéria veiculada no Wikipedia, postada em 9 de agosto de 2020, a estaquia é um modo de reprodução assexuada entre plantas que acontece por meio do plantio de pequenas estacas do caule, pedaço de raiz ou folha da planta. Com isso, o desenvolvimento da muda acontece mais rápido do que se acontecesse através da germinação.
Vantagens de cultivar uma muda plantando pelo galho
Além da facilidade e rapidez do processo, quando uma muda é plantada com o seu próprio caule, folha ou raiz, as características principais da planta-mãe conseguem ser preservadas. Isso é especialmente importante para quem deseja cultivar uma muda que contenha traços, aparência e respostas, iguais a da planta original. Isso evita a maior parte de imprevistos que podem nascer da diversidade de cruzamentos, hibridização das espécies e genética diferente.

Você também pode gostar: Como fazer mudas de coentro: a erva polêmica, amada e odiada pelos brasileiros
Maria-sem-vergonha e Coleus
Essa planta bela, de nome curioso, é uma das mais fáceis de serem plantadas pelo galho. Enraíza muito fácil em água, tem um caule tenro e floresce flores rosas e vermelhas. Já o Coleus, é um tipo de planta que contém espécies variadas, lindas, chamativas, com caule macio. Enraíza fácil tanto em água quanto em terra.
Hortênsia e Gerânio
A hortênsia é outra bela planta, super adaptada aos climas temperados e subtropicais. Sua floração é bastante chamativa e peculiar. Em seguida, o gerânio, planta conhecida também pela produção do seu óleo essencial, que traz propriedades terapêuticas para o ser humano, fica em quarto lugar na nossa lista. Eles se reproduzem muito bem por estaquia.
Jiboia
Por fim, falaremos da jiboia, uma das plantas pendentes mais populares no Brasil. Plantando pelo galho, você pode cultivá-la tanto em terra quanto em água, apesar de que sua durabilidade será bem menor no cenário aquático. Ademais, ela pode ser usada como planta de forração ou trepadeira, o que abre um leque de oportunidades gigante para quem gosta de decorar o lar com as verdinhas. Enfim, fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” para descobrir outras 7 espécies de plantas que poderá cultivar plantando pelo galho!

Leia mais: Ora-pro-nóbis para que serve essa planta? Aprenda nesta matéria

Comentários estão fechados.