Como fazer mudas de coentro: a erva polêmica, amada e odiada pelos brasileiros

São Paulo, sexta-feira, 18 de março por Lucca Ranoya – O coentro é um tipo de planta que pertence à família Apiaceae. Sua origem é incerta, mas existem registros de que ele já era usado no Egito, Roma e Grécia Antiga, de acordo com o artigo publicado do ecycle, em matéria redigida pela equipe do site.

Suas utilidades são muitas. As partes normalmente utilizadas são o caule, folhas e sementes. O paladar de cada uma dessas partes difere bastante e é geralmente usado em contextos diferentes na preparação culinária. Existem pessoas que amam o seu sabor e outras que simplesmente o odeiam. Mas, não é só na cozinha que o coentro desempenha um papel importante na sua relação com a humanidade. Para mais dicas, informações sobre cultivo, plantas exóticas e soluções caseiras, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Beijo pintado: acompanhe as melhores dicas de cultivo para cuidar dessa planta encantadora

Como fazer mudas de coentro a erva polêmica, amada e odiada pelos brasileiros - Reprodução Canva Como fazer mudas de coentro a erva polêmica, amada e odiada pelos brasileiros – Reprodução Canva
Benefícios
Antes de tudo, vamos compartilhar aqui algumas informações interessantes sobre o coentro, para que, ao plantá-lo, você possa fazer o melhor uso dessa erva. Em primeiro lugar, sua alta quantidade de antioxidantes reduz o quadro inflamatório do corpo. Alguns dos antioxidantes presentes na semente, têm o potencial de inibir o crescimento de células cancerígenas, como foi apontado nesse estudo de 2014, publicado no PubMed. Ademais, suas folhas exercem papel na redução dos níveis de açúcar do sangue e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Como fazer mudas de coentro
Compra da muda e montagem do vaso
Enfim, para você poder colher todos esses benefícios e não ter que ficar comprando muda na feira, vamos te ensinar a fazer uma em casa, usando apenas um maço da erva. É super simples, comece sempre usando uma muda saudável como ponto de partida. Nada de usar aquela muda de 1 mês esquecida na gaveta da geladeira. Compre uma fresca.

Certifique-se de que sua muda ainda possui as raízes da erva! Depois, corte a parte das folhas com uma tesoura, deixando somente o bulbo com as raízes e o começo do caule intactos. Em seguida, prepare o seu vaso com uma terra vegetal de qualidade, com bastante matéria orgânica, pois, o coentro adora isso!

Leia também: Mentruz: conheça os benefícios dessa planta para a sua saúde
Transplante e dicas de manutenção
O vaso precisa conter furos drenantes, isso é essencial! Se ele não tiver, faça-os você mesmo! Então, faça o berço do seu vaso, deixando um espaço no meio para encaixar sua muda e coloque o seu coentro lá. Por fim, cubra as raízes da muda com o restante da terra, regue abundantemente para que o solo se assente e aguarde! Em questão de algumas semanas, você observará o seu coentro crescer e começar a se desenvolver.

Além disso, conseguirá perceber que a medida que ele enraíza, fica mais e mais firme no vaso. Ainda assim, é importante mencionar que no período de enraizamento, a terra deve ficar úmida (não encharcada) quase sempre porque isso facilita a vida da sua mudinha. Sempre que notar a sua muda murcha, realize a rega. Em último lugar, o coentro, como quase todas as ervas comestíveis, precisa de muito sol direto para se desenvolver plenamente! Quanto mais sol natural, melhor. Portanto, escolha o local mais iluminado da sua casa.

Pronto! Agora é só realizar a manutenção e se encantar com sua muda de coentro crescendo ali. E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal “Vila Nina TV” para o passo a passo do plantio da muda de coentro.

Matéria interessantíssima aqui: Orquídeas terrestres? Conheça mais sobre essas espécies de orquídeas desconhecidas

Comentários estão fechados.