Substrato de folhas secas: Veja como fazer um substrato poderoso para suas plantas

Essa é uma forma interessante de utilizar as folhas do jardim

Fazer um substrato de folhas secas é uma dica interessante na hora de nutrir as plantas. Afinal, esse é um material encontrado facilmente no jardim das casas e que chega sem custo algum. Nessa quarta-feira, dia 23 de fevereiro, vamos aprender a fazer esse substrato poderoso.

Normalmente, as folhas que caem no jardim são descartadas ou no máximo utilizadas como uma cama seca para as plantas. No entanto, há uma forma muito mais eficiente de utilizá-las como um substrato. E hoje, o Vida de Casa vai mostrar o passo a passo de como fazer essa mistura.

Veja também: as folhas da sua planta estão queimadas? Entenda o que fazer nessa… (diarioprime.com.br)
Folhas secas como substrato para as plantas
O lado mais interessante das folhas é que se trata de um material muito fácil de se encontrar. Assim, como as próprias árvores da casa já as produzem, não é necessário investir nenhum dinheiro inicialmente. Além do mais, fora as folhas, é preciso apenas areia de construção para a criação do substrato. Vale lembrar ainda que qualquer folha serve para essa mistura.
Como fazer o substrato de folhas secas
As folhas secas são realmente uma alternativa interessante na hora de fazer um substrato para as plantas. Nesse caso, o primeiro passo é simplesmente juntar as folhas e colocar para secar ao sol. Afinal, é necessário que elas sejam trituradas para facilitar o processo de decomposição.

No entanto, pode-se fazer tudo manualmente, bastando apenas esperar que as folhas sequem bastante e depois triturá-las com as próprias mãos, ou algo similar. O importante é fazer com que elas fiquem menores. Isso é fundamental para o processo.

Confira: as folhas da sua planta estão queimadas de novo? Corrija o excesso de… (diarioprime.com.br)

Em seguida, basta colocá-las dentro de um saco plástico. Para isso, é necessário colocar as folhas no saco e colocar água para que a mistura fique bem úmida. Depois, basta amarrar a boca do saco com o substrato de folhas secas e fazer pequenos furos para permitir que a água consiga sair e o ar entrar.

Nesse sentido, resta esperar que as folhas se decomponham naturalmente, o que irá levar 3 ou 4 meses. Assim, durante esse período, aproximadamente de 20 em 20 dias é necessário verificar se a mistura ainda está úmida e então adicionar mais água. Uma boa dica é virar o saco sempre que acontecer essa vistoria.

Desse modo, passado esse tempo, com as folhas já bem decompostas, basta misturá-las com a areia (de construção). Nesse caso, a proporção é de meio balde da areia de construção e 1 balde e meio de substrato de folhas secas. Essa mistura é importante para ajudar a mistura ficar mais arenosa, permitindo uma irrigação correta das plantas.

Para saber mais, acompanhe o vídeo do canal “Neco Torquato Villela”:

Leia mais: as folhas da sua planta estão amareladas? Entenda o por quê agora (diarioprime.com.br)

Comentários estão fechados.