Quaresma roxa: veja como cultivar essa espécie nativa da Mata Atlântica

Acompanhe dicas sobre a quaresma roxa

Fortaleza, segunda-feira, dia 11 de abril, por Isabella Herculano – A quaresma roxa é uma espécie da origem do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica. Ela também é popular por outros nomes: flor-de-quaresma, quaresmeira roxa e quaresma.

Essa planta apresenta maior florescimento no período do inverno. Vale ressaltar que ela possui esse nome porque a sua floração ocorre na quaresma. Interessante, não é mesmo? Veja mais informações sobre a quaresma roxa aqui no Vida de Casa, do Diário Prime.

Veja também este artigo: Drenagem de vasos: colocar brita dentro do vaso ajuda a controlar umidade da planta
Plante a quaresma roxa em ambiente sol pleno
Ela precisa de sol “ensolarado” para crescer, sendo necessário plantá-la em sol pleno, ou seja, um lugar que receba a iluminação solar direta. Dessa forma, você pode cultivá-la em jardins ou outros lugares mais expostos. Os climas para essa espécie são: subtropical e tropical.

Leia mais: Liquidificador com cheiro de podre: veja como limpar a sua peça e deixar sempre brilhando
Regue essa espécie da Mata Atlântica com frequência
Essa espécie deve ser regada com muita frequência, principalmente após a sua plantação. Sendo assim, durante um ano, depois do seu plantio, recomendamos que faça a rega regularmente. O ideal é ter esse cuidado enquanto a planta é pequena, em resumo. Por fim, a sua rega deve ser feita com uso de pouca água.
Cultive essa planta em solo drenado, úmido e fértil
As características do substrato da planta quaresma roxa devem ser: drenado, úmido e fértil. Sendo assim, recomendamos que você utilize uma terra drenada, que faça a sua rega frequentemente e que use compostos orgânicos para fertilizá-la. Os nutrientes podem ser vários, por exemplo, o húmus de minhoca, a farinha de ossos e o adubo NPK.

Essa planta é ornamental, principalmente na sua época de floração. Além disso, o florescimento da planta quaresma ocorre em dois períodos do ano. Ademais, ela pode alcançar entre 8 e 12 metros de altura. Por fim, se o frio for moderado, essa planta consegue apresentar fácil adaptação e a sua multiplicação é por estaquias ou sementes.

Já que precisa de sol pleno, muitas pessoas a colocam em jardins, avenidas, praças, parques, calçadas e canteiros. Se quer saber mais informações sobre a quaresma roxa, veja o vídeo interessante do canal 1000 dicas de jardinagem, logo abaixo, no YouTube.

Acompanhe o seguinte artigo: Descubra como fazer conserva de legumes para não perder mais nenhum alimento; Confira agora

Comentários estão fechados.