Pupunha: miniguia para cultivar esse tipo de palmito em casa

O palmito pupunha é um alimento popular para os brasileiros. Muitas pessoas não sabem que é possível cultivar no quintal de casa. Saiba mais

Porto Alegre, terça-feira, 15 de março de 2022. O palmito pupunha é um alimento popular para os brasileiros. Muitas pessoas não sabem, no entanto, que é possível cultivar no quintal de casa, diferente de outros tipos. Aprenda hoje as características ideais de plantio da pupunha segundo a Embrapa.

E se você quiser ter um quintal ou sítio bem diversificado, confira os demais artigos deste blog, Vida de Casa. Neles, você aprende a cuidar de diferentes plantas, comestíveis e ornamentais. Se você tiver um pedaço de terra médio, então pode produzir comida para toda sua família com esse conhecimento. Faça uma boa leitura!

Você também pode gostar: Suculenta cristal: conheça e cultive esta esmeralda viva no seu jardim

Por que plantar palmito pupunha

O consumo de palmito no Brasil é alto. Muita gente gosta desse alimento e não é a toa. É saboroso e nutritivo. Mas, espécies que as pessoas costumam consumir são a juçara (Euterpe edulis) e o açaí (Euterpe oleracea). E, diferente da pupunha, esses palmitos são colhidos de modo extrativista.

Assim, tanto o consumo quanto a produção dos outros tipos podem ser uma agressão à Mata Atlântica e à Amazônica, como avisa a Embrapa. Como essas plantas morrem na colheita do palmito, danifica-se a natureza. Ainda, o produto é cultivado de forma precária. Isso causa baixa qualidade e altos preços. Algo popular se torna algo caríssimo.

A pupunheira tem um cultivo mais fácil e não depende de machucar a Natureza. Logo, plantar pupunha no quintal de casa é uma forma boa de ter o produto e ajudar o planeta. Então, aprenda abaixo informações de cultivo sobre a pupunha.

Confira também: O que é perlita? Descubra o que esse material faz para sua terra

Escolhendo as mudas de pupunha
Quem quiser plantar pupunha, pode escolher ir pelas sementes ou pelas mudas. Porém, as mudas são mais fáceis de cultivar e de prever quais, de fato, renderão bem. Assim, confira abaixo a lista de características que uma boa muda deve apresentar:

Aspecto sadio e vigoroso;
Altura entre 30 a 40 cm;
5 a 6 folhas;
Sistema de raízes bem desenvolvido, que ocupe a embalagem interna por dentro.

Evite mudas que:

Apresentem pigmentação;
Não tenham espinhos no caule ou nas folhas;
Estejam mal formadas;
Tenham raízes enoveladas.

Por fim, escolha mudas que tenham os maiores diâmetros de base. Inclusive, falando em dimensões, a pupunha chega a 20 metros de altura. E seu corte ideal é de 1,65 metro no mínimo. Seu diâmetro é de 10 a 20 cm, facilitando a vida de quem tem quintal pequeno.
Clima ideal para a sua palmiteira
Se você mora em regiões muito frias e úmidas, a pupunheira pode não curtir muito. Assim, a umidade é legal, mas com o frio, é uma péssima ideia. Pupunheira detesta geadas e estações secas. Afinal, seu clima ideal é o tropical superúmido. Ou seja, sem secas e com chuvas médias superiores a 2.000 mm ao ano.

Mas mesmo que a precipitação nos meses secos seja menor que o mínimo (60 mm), é possível plantá-la. Porém, você terá que resolver com irrigação. E, nos demais critérios atmosféricos, precisa-se de uma umidade relativa do ar entre 80% e 90%. Por fim, a temperatura média ideal deve ser de 21 °C.
O solo da pupunha
Ela se dá bem com diferentes tipos de solo. Porém, se o solo que você cultiva tem textura muito argilosa, nele deve-se misturar outro composto que consiga diminuir e mitigar a compactação. Já os solos ácidos pedem calagem e adubação para evitar deficiências de nutrientes.

Ainda, se esse solo for plano ou um pouco ondulado, faça aração e gradagem. Assim, você consegue nivelá-lo para o plantio correto. Solos com textura mais pesadas pedem que você use um sulcador na profundidade de 40 a 50 cm.
Como fazer palmito em conserva
Se sobrar pupunha, você pode querer transformar em palmito em conserva. Assim, também se adiciona um sabor diferente ao alimento. Ou você pode até comercializar. Aprenda abaixo, no vídeo do canal Maria Chuteira, a fazer palmito em conserva. Assista até o fim!

Leia também: Aprenda 4 dicas para fazer o esmalte durar muito tempo nas unhas

Comentários estão fechados.