Plante manga mais rápido usando essa técnica de abertura de caroço

Simples e pode acelerar em quase 1 mês, o tempo de germinação da semente

A manga é um fruto muito amado pelos brasileiros. Sua árvore ama climas quentes e tropicais. Por isso, a mangueira se adaptou muito bem ao Brasil, tendo sua origem no continente asiático. Nessa terça-feira, 8 de fevereiro, você aprenderá uma técnica simples para plantar a manga e colher resultados mais rápidos no processo de germinação. Acompanhe.

Em primeiro lugar, vamos entender que a semente precisa estar pronta para ela poder germinar! Dessa forma, a primeira regra que deve ser seguida para você ter sucesso no seu plantio, de qualquer árvore frutífera é: escolha sementes de frutos maduros! Para mais dicas, acesso o Vida de Casa.

Você também pode gostar: entenda a importância do nitrogênio para as plantas de apartamento

Plante manga mais rápido usando essa técnica de abertura do caroço - Reprodução Canva Plante manga mais rápido usando essa técnica de abertura do caroço – Reprodução Canva

Isso porque o modo que a árvore tem de sinalizar para quem espalha a semente por aí, que ela está pronta para ser germinada, é tornando o seu fruto, a sua polpa, aparência e aroma, maduros para o consumo. Interessantemente, quem dispersa as sementes de um local próximo da árvore-mãe, para outro mais distante, são os animais frugívoros.
O caroço da manga
Então, vamos pensar sobre a semente. No caso da manga, ela é envolvida por uma capa protetora que pode dificultar que a germinação aconteça. Ela foi feita para proteger a semente de possíveis danos, mas, acaba por atrasar o processo de despertar, criando uma resistência na hora do seu rompimento.

Leia também: vinagre nas plantas? Entenda o que esse composto realmente faz
Necessidades da germinação
A semente de manga precisa de, pelo menos, um pouco de sol para acordar! Nesse caso, isso é uma outra forma da mangueira aumentar suas chances de sucesso na reprodução e dispersão da espécie para territórios mais distantes. Quando uma manga cai próxima à árvore-mãe, ficará sobre sua sombra.

Portanto, essa sombra é um indicativo de que a semente crescerá muito próxima à árvore original e poderá crescer com dificuldades e em competição por luminosidade e outros recursos. Então, a natureza criou uma forma de driblar isso, impondo que as sementes necessitassem de luz para terem mais chances de germinar. A luz indicaria que a manga estaria fora do círculo de sombra da árvore-mãe e, assim, dentro de uma distância segura para crescer e se desenvolver.
Técnica para acelerar o crescimento da semente de manga
Enfim, com isso em mente, existe uma técnica de plantio, que pode ser feita facilmente por você aí na sua casa, que acelera significativamente o resultado da germinação da sua semente. Ela funciona da seguinte forma:

Retire a semente do fruto
Limpe o excesso de polpa restante e deixe o caroço secar fora do sol
Quando seco, abra cuidadosamente, com ajuda de uma faca, esse “envelope”, para retirar a semente de lá
Cuidado para não machucar a semente e nem quebrá-la ao meio durante o processo
Exponha a sua semente ao sol, por alguns minutos, em um horário mais ameno
Plante em um vaso ou solo fértil e realize a manutenção de rega ideal

Por fim, o fato da semente ser retirada manualmente por você, acelera o processo de abertura daquela casca dura e te dá algumas semanas de vantagem em relação ao crescimento da pequena! E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal Minhas Plantas e descubra mais informações e curiosidades sobre o plantio da semente de manga.

Veja a lista especial de verão: 5 plantas que se dão bem em climas quentes! Lista especial de verão

Comentários estão fechados.