A melhor receita de homus de 2022! Surpreenda seus amigos com esse prato delicioso

Além de saboroso, o homus é um combo anti-inflamatório potente

De origens orientais, o homus é um prato servido como estrela principal ou pasta acompanhante cheia de sabor. Atualmente está se popularizando no Brasil e despertando a curiosidade de muitos. Nessa terça-feira, 8 de fevereiro, você aprenderá a melhor receita de homus que encontrará (provavelmente) aqui na internet.

Se você já experimentou a culinária libanesa, síria, árabe e de outros países do oriente médio, provavelmente já se deparou com pastas e cremes de ingredientes variados que são servidos como acompanhamento das refeições principais. Essas pastas trazem mais suculência, sabor e textura para a refeição. O Vida de Casa trouxe essa receita inspirada na do canal do Mohamad Hindi, para que você possa surpreender seus amigos nos jantares de final de semana. Confira!

Veja também: waffle americano na frigideira: receita chiquérrima que os gringos amam

A melhor receita de homus de 2022! Surpreenda seus amigos com esse prato delicioso - Reprodução Canva A melhor receita de homus de 2022! Surpreenda seus amigos com esse prato delicioso – Reprodução Canva
Benefícios do homus
Em primeiro lugar, um dos maiores benefícios que essa delícia pode te trazer são seus compostos anti-inflamatórios e antioxidantes. O homus é feito com a leguminosa grão-de-bico tendo a adição de tahini para dar cremosidade ao paladar. O tahini é uma pasta feita das sementes de gergelim maceradas e processadas.

Além disso, adicionam-se temperos variados que trazem mais personalidade para o prato. Os temperos são os itens que variam de acordo com a fórmula familiar e vontade do momento. Isso é um dos fatores que deixa o homus tão interessante! Assim como o feijão brasileiro, que varia de cozinheira para cozinheiro, o homus se transforma, dependendo do método de preparo, qualidade dos ingredientes e da sabedoria utilizada na hora de harmonizar os sabores.

Você também pode gostar: saiba como preparar farofa para churrasco; confira as receitas
Ingredientes

400 gramas de grão-de-bico cozido
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de tahini
2 conchas (ou mais) do caldo do cozimento do grão-de-bico
Suco de 1 limão espremido
Pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto
Sal a gosto

Passo a passo
Primeiramente, cozinhe o seu grão-de-bico em uma panela de pressão por 30 minutos. Caso não a tenha em casa, siga a dica a seguir: na noite anterior à receita, coloque o grão-de-bico seco de molho em uma bacia com o triplo de água. Então, na manhã seguinte, descarte a água e cozinhe-o em panela normal por 40 minutos. O ponto do grão deve ser macio, mas não desmanchando.

Logo após o cozimento, transfira o grão para o liquidificador com 2 conchas da própria água do cozimento. Uma outra dica valiosa: se quiser, cozinhe seu grão-de-bico em caldo vegetal. Depois, coloque o tahini, o limão, sal, pimenta e bata tudo até formar uma pasta bem cremosa. Prove e ajuste o sabor.

Por fim, se sentir que a pasta está muito grossa, adicione mais uma colher de tahini e mais água do cozimento para chegar ao ponto. O seu homus deve ser pastoso como o da imagem acima. Em último lugar, sirva em uma tigela, decore com algumas ervas e com o azeite! Está pronto! Ele fica ótimo quentinho, morno ou frio e pode ser servido em todas as refeições, por ser leve, saboroso e nutritivo.

E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo da receita original no canal do Mohamad Hindi e eleve sua receita para o próximo nível!

Leia também: organização na cozinha: veja dicas para deixá-la sempre organizada

Comentários estão fechados.