Vinagre nas plantas? Entenda o que esse composto realmente faz

Seu uso pode ser eficiente em algumas estratégias de controle de daninhas

Se você cultiva e tem um jardim ou horta em casa, já deve ter escutado sobre o uso do vinagre. Existem muitas formas de usá-lo, algumas que entregam o resultado e outras que mais são mitos do que verdades. Nessa segunda-feira, 7 de março, você descobrirá o que o vinagre realmente pode fazer para as suas plantas e sua real utilidade no cultivo.

O primeiro mito sobre o vinagre, é que pode ser usado para corrigir a acidez do solo. Uma acidez adequada é fundamental para que as raízes consigam absorver eficientemente os nutrientes na terra. Porém, os próprios solos brasileiros já tendem a ser mais ácidos do que neutros ou básicos, dispensando o uso vinagre para essa função. O Vida de Casa trouxe esse artigo esclarecendo o uso do vinagre especialmente para você. Acompanhe.

Você também pode gostar: acabe com pragas de uma vez por todas! Conheça os benefícios da calda de fumo

Vinagre nas plantas Entenda o que esse composto realmente faz - Reprodução Canva Vinagre nas plantas Entenda o que esse composto realmente faz – Reprodução Canva
Repelente de insetos
Em seguida, o segundo uso do vinagre teria o objetivo de repelir os animais da sua horta. Na teoria, o jardineiro precisaria colocar alguns pedaços de panos umedecidos com o composto para que o cheiro do vinagre servisse de repelente natural de animais de médio e grande porte. Contudo, existem estratégias melhores quando pensamos em repelentes de animais, que fedem menos e são mais viáveis economicamente.
Controle de ervas daninhas
Enfim, o uso mais correto e assertivo do vinagre que você pode fazer na sua horta ou jardim é usá-lo como exterminador de ervas daninhas. Inclusive, isso é feito na agricultura orgânica de maior escala, como opção de controle de ervas. E como isso funciona?

Quando o composto é pulverizado sobre as folhas das plantas menores, sua acidez acaba queimando as verdinhas daninhas e as matando por serem muito frágeis. Entretanto, quando a planta já está em uma fase mais robusta e resistente, ele não é suficiente para matá-las.

Por isso, ele acaba sendo ideal para o controle de ervas daninhas. Elas geralmente estão próximas do solo e não tem reservas suficientes para sobreviver ao estrago feito pela aplicação. Para usar, aplique o vinagre de álcool diretamente sobre as folhas das plantas que deseja queimar e aguarde alguns dias para que o efeito se manifeste.

E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal Cultivando, descubra como aplicar o vinagre sobre as folhas e outros usos possíveis desse ácido multifuncional.

Veja também: naftalina como repelente de insetos e animais! Descubra se funciona

Comentários estão fechados.