Orquídeas terrestres? Conheça mais sobre essas espécies de orquídeas desconhecidas

Existe planta de todo tipo, para toda a gente

São Paulo, quinta-feira, 17 de março por Lucca Ranoya – As orquídeas terrestres são um dos 5 tipos de orquídeas, categorizados a partir do local onde se desenvolvem. O nome científico dessas orquídeas é: orquídeas rupícolas ou litófitas. De acordo com a matéria publicada pela Isabela, no portal ecycle, as orquídeas de terra precisam de um solo rico em compostos orgânicos, com bastante húmus, para que possam se desenvolver plenamente no terreno.

As orquídeas de terrestres são geralmente encontradas no meio da floresta e sua comercialização não é tão comum. Isso porque sua aparência não é tão chamativa como a das outras orquídeas. Por estarem em contato com o solo, são mais resistentes a baixas temperaturas e conseguem entrar em estado de hibernação quando sentem a necessidade de economizar energia. Para mais conteúdo gratuito e exótico, sobre plantas, árvores, frutas e cultivo amador, acesse o Vida de Casa.

Você também pode gostar: 5 frutas que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias

Orquídeas terrestres Conheça mais sobre essas espécies de orquídeas desconhecidas - Reprodução Canva Orquídeas terrestres Conheça mais sobre essas espécies de orquídeas desconhecidas – Reprodução Canva
Qual substrato usar
As orquídeas terrestres precisam de um substrato que seja rico em matéria orgânica. Diferentemente dos cuidados das orquídeas epífitas, que crescem em árvores, as terrestres precisam ser adubadas com menos frequência, visto que os nutrientes disponíveis no substrato estão em maior quantidade.
Iluminação e rega
As orquídeas terrestres não são tão frágeis em relação a um vacilo de rega. Isso porque o solo onde estão plantadas retém mais umidade. Para entender o melhor momento de rega, afunde delicadamente o dedo no substrato e sinta se está seco o suficiente para que a sua plantinha receba a hidratação.

A orquídea bambu, particularmente, gosta muito da iluminação direta. O ideal é que ela a receba na maior parte do dia. Entretanto, os outros tipos de orquídeas terrestres devem ser mantidos sobre iluminação indireta, sendo expostas à luz solar direta somente nas partes mais amenas da manhã e tarde. Um cuidado muito similar ao que se pratica com as orquídeas epífitas.

Veja também: Como prender suas orquídeas em árvore usando apenas esfagno e barbante
Como plantar as orquídeas terrestres
Primeiramente, escolha uma mistura de terra ou substrato que contenha bastante matéria orgânica. Depois, decida se irá cultivar no vaso ou no solo. O solo deve ser drenante, portanto, certifique-se de comprar um vaso com os furos inferiores! Em seguida, crie o berço, com o intuito de dar espaço para o crescimento das raízes e transplante a sua muda para lá. Cubra com a terra e regue abundantemente para assentar o solo. Pronto! Agora é só realizar a manutenção, de acordo com as necessidades da sua espécie e ser feliz!

E aí, curtiu a matéria? Enfim, fique com o vídeo do canal “Minhas Plantas” para o top 5 das espécies de orquídeas terrestres mais comuns, vendidas por aí. A lista foi feita pela Carol Costa. Além disso, o vídeo traz mais informações sobre as necessidades e particularidades de cada espécie mencionadas!

Leia também: Saiba porque comprar sementes de orquídeas pela internet é uma cilada

Comentários estão fechados.