O que são plantas ornamentais? Entenda de uma vez por todas o conceito

Vistosas, bonitas, perfumadas e coloridas

São Paulo, terça-feira, 22 de março por Lucca Ranoya – Provavelmente você já ouviu o termo plantas ornamentais antes, mas você sabe o que ele realmente quer dizer? Quando pensamos em plantas para cultivar, também pensamos na função que aquela verdinha irá desempenhar no ambiente.

Usa-se muito as plantas ornamentais em projetos de arquitetura e paisagismo, uma vez que emprestam as suas características de forma, textura e cor para o local, transformado-o como um todo. O próprio termo, ornamento, já diz muito sobre o conceito de plantas ornamentais. Para mais informações e conteúdos gratuitos sobre plantas, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Plantas que aumentam sua produção de óxido nítrico: a molécula da saúde

O que são plantas ornamentais entenda de uma vez por todas o conceito - Reprodução Canva (1) O que são plantas ornamentais entenda de uma vez por todas o conceito – Reprodução Canva (1)
Definição
Dessa forma, desde antigamente, a relação do ser humano com as plantas, foi uma de admiração e necessidade. Todavia, as plantas ornamentais são plantas belas ao olho humano, cultivadas primariamente pela sua beleza. Essa é a definição principal do termo. Enfim, as verdinhas que foram consideradas mais vistosas atrativas, coloridas, diferentes e belas, foram cultivadas sistematicamente em contraste com as outras que chamaram menos atenção.
Desequilíbrio
Essa proteção inevitável que o humano impôs sobre as plantas ornamentais, gerou e gera um desequilíbrio natural, onde espécies mais atraentes e queridas são mais protegidas e cuidadas do que as outras consideradas normais. Muito parecido com a domesticação dos animais e a decisão sobre qual espécie é utilizada para força de trabalho, comida e companhia de vida.

Leia também: Plantas para quarto: conheça 3 que te ajudarão a dormir melhor
Hibridização
Então, desse fascínio por certas espécies atraentes na época, começam a surgir hibridizações, feitas com o objetivo de exaltar alguma qualidade desejada. Por exemplo, o cruzamento de 2 exemplares que possuíam um caule mais robusto ou flores maiores, produziriam indivíduos com aquelas características ainda mais notáveis. Por isso, de acordo com matéria publicada dia 18 de janeiro de 2022, no Wikipedia, novas espécies de plantas ornamentais começaram a surgir para atender aos desejos de um padrão estético humano.
Coisas boas que as plantas ornamentais trazem
Mas, não é só de mal que vive a fama das plantas ornamentais. Quando bem empregadas no ambiente, podem esconder algum cantinho feio, servir de abrigo para animais silvestres, perfumar o ambiente com fragrâncias naturais, únicas e a purificar do ar! Nem tudo é negativo!
Exemplos de plantas ornamentais
Por fim, poderíamos citar os lírios nessa categoria como um bom exemplo. Outras espécies como as dálias, a dama-da-noite, a pitaya, coleus, costela-de-adão, crótons, rosa-do-deserto, eucalipto arco-íris, entre tantas outras também se encaixam aqui. E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal “1000 DICAS DE JARDINAGEM” e acompanhe a lista das 7 plantas ornamentais de fácil cultivo.

Conheça também: Desvendando o esfagno: entenda o papel desse musgo nas suas plantas

Comentários estão fechados.