Jogar água oxigenada nas plantas? Entenda porque sua planta agradece

Pode parecer loucura, mas tem explicação

São Paulo, sexta-feira, 25 de março por Lucca Ranoya – Borrifar água oxigenada nas plantas pode trazer benefícios inesperados para as suas verdinhas. Pode parecer uma estratégia um tanto dramática, ainda mais porque nós usamos a água oxigenada para desinfetar feridas e cortes superficiais.

Mas, jogar água oxigenada nas plantas pode ser um tipo de cuidado super estimulante para as suas companheiras. Você já deve ter visto plantas que estão sofrendo pela falta de água, quando ficam murchinhas e caídas, toda vez que o cuidador vacila na rega. Então, um dos usos da água oxigenada nas plantas é justamente aliviar o estresse hídrico que a pequena sofreu. O Vida de Casa traz diariamente conteúdos gratuitos sobre o mundo vegetal! Se você se interessa por esse tipo de assunto, fique por aqui e não deixe de checar as nossas matérias!

Veja também: 6 espécies de frutas que são nativas do Brasil: conheça essas 6 frutas brasileiras

Jogar água oxigenada nas plantas Entenda porque sua planta agradece - Reprodução Canva (1) Jogar água oxigenada nas plantas Entenda porque sua planta agradece – Reprodução Canva (1)
Benefícios e para que serve
Em seguida, outro benefício importante que o uso da água oxigenada nas plantas traz é: auxiliar o processo de excreção do excesso de sais minerais na terra. Isso porque, quando adubamos em excesso, principalmente utilizando adubos químicos, podemos “salgar” a terra demasiadamente.

Enfim, mais à frente no artigo, você aprenderá a usar a água oxigenada nas plantas, mas ela também ajuda a verdinha aumentando sua resiliência ao calor. Além disso, pode ser usada em uma mistura com água, para tratar fungos, tanto nas folhas quanto nas raízes. Aliás, se sua raiz está apodrecida devido à alguma doença por fungos, o uso da água oxigenada pode ajudar muito sua espécie.

Em último lugar, mas não menos importante, o uso da água oxigenada nas plantas assume outra função: acelerar o enraizamento de mudas por estacas e sementes. Como bônus, ela também pode ser usada como desinfetante natural de equipamentos delicados de jardinagem, como por exemplo, a tesoura de poda.

Veja também: 5 frutas que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias
Como preparar e usar a água oxigenada nas plantas
Primeiramente, a solução deve ser líquida e não cremosa, 10 volumes à 3% de concentração. Então para fazer a solução, dilua em 250ml de água, uma colher de sopa da água oxigenada nas especificações acima. Se quiser fazer mais, apenas mantenha a proporção.

Para usar nas espécies que estão sofrendo com o calor, borrife a mistura diretamente sobre as folhas, em plantas ao abrigo do sol, uma vez na semana. Nunca jogue a água oxigenada em plantas que estão sob sol direto, nos períodos mais luminosos da manhã.

Ademais, se sua planta estiver começando a ficar com as raízes podres, borrife a solução diretamente sobre a terra. Por fim, se quiser proporcionar um enraizamento acelerado das mudas e sementes, borrife diretamente sobre eles ou deixe-os de molho na solução, por até 30 minutos. Depois, prossiga com o processo de transplante de muda, estaquia ou germinação normalmente. E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” para o passo a passo do uso da água oxigenada.

Você também pode gostar: Azeite de oliva extravirgem: alimento ou remédio? Conheça os benefícios desse óleo

 

Comentários estão fechados.