Como que eu faço o meu próprio adubo? Passo a passo para iluminar a tarefa

Se você tem uma composteira grande, essa artigo é para você

Se você mora em sítio ou tem um terreno grande e disponível para começar a plantar, esse artigo é para você. Quando estamos começando a nossa horta, adubar pode ser uma tarefa cara e limitante, podendo atrasar o desenvolvimento do seu cultivo. Já pensou em produzir o seu próprio adubo e solucionar esse problema de uma vez por todas? Nessa quinta-feira, 3 de fevereiro, você aprenderá o passo a passo para fazer seu próprio adubo utilizando uma composteira caseira.

O Vida de Casa sempre busca trazer informações simplificadas e relevantes para a correria do seu dia a dia. Às vezes você entrou em um artigo e não tem nem 5 minutos para continuar a leitura. Por isso, tentamos deixar as informações estruturadas e objetivas para que consiga ler rapidamente cada seção do texto. Acompanhe.

Veja também: aprenda como transformar restos de comida em adubo com a composteira

Como que eu faço o meu próprio adubo Passo a passo para iluminar a tarefa - Reprodução Canva (1) Como que eu faço o meu próprio adubo Passo a passo para iluminar a tarefa – Reprodução Canva (1)
Tenha uma composteira
O primeiro passo para que você comece a produzir o seu próprio adubo é criar uma composteira. Ela pode ser uma pilha de matéria orgânica em algum canto do seu terreno ou uma caixa larga que abriga os restos. Além desse tipo de composteira mais casual, você também pode comprar composteiras menores para uso pessoal, mas pensamos que isso não resolverá a sua situação financeira, visto que a quantidade produzida será muito baixa.
Composte
Em segundo lugar, composte! Use matéria orgânica do próprio terreno ou da sobra da sua alimentação e comece o processo. Entretanto, não utilize restos de comidas cozidas, oleosas e temperadas, pois isso pode atrair tipos de decompositores e animais indesejados.

Sempre que possível, use matéria crua, como restos de vegetais, folhagens, galhos e cascas de árvores. Coloque a camada de matéria orgânica que será compostada no fundo e depois cubra com uma camada de matéria seca, como por exemplo, folhas, galhos, papel e pequenos pedaços de madeira.

Matéria interessante: está se sentindo estressado? O que a ciência já sabe sobre as plantas de escritório

Por fim, se sua composteira for uma caixa larga, você pode introduzir algumas minhocas ali para ajudar no processo de decomposição e tornar o seu adubo ainda mais nutritivo. Então, a cada 20 dias, dê uma mexida no material próximo do fundo para oxigenar a mistura e deixe o processo continuar. Em aproximadamente 60 dias, você terá um adubo fresco e sem cheiro, pronto para ser utilizado!

E aí, curtiu? Fique com o vídeo do canal Horta Orgânica que mostra o passo a passo para que você possa fazer o seu próprio adubo de uma forma fácil e barata!

Matéria completa aqui: não faça isso! Os 3 maiores erros cometidos por quem tem horta em casa

Comentários estão fechados.