É época de abacate! Conheça os 5 benefícios da fruta para a saúde

São muitas variedades, cada uma com uma textura, sabor e perfil nutricional diferente

O abacate é uma fruta super nutritiva e que sacia quase que qualquer um. Pela sua grande quantidade de fibra embutida em um volume pequeno, ele é uma ótima opção para quem tem dificuldade de se sentir satisfeito após as refeições. Nessa quinta-feira, 3 de fevereiro, você descobrirá os 3 benefícios do abacate. Acompanhe.

Existem algumas variedades do fruto, que se diferenciam pela textura, paladar, cor, formato e aporte calórico. Assim, essa é uma das belezas da natureza, o abacate tem espécies variadas que estimulam quem já gosta de uma variedade, buscar conhecer as outras para descobrir quais novas experiências elas podem trazer. O Vida de Casa trouxe essa matéria especialmente para você.

Matéria completa aqui: deixe seu café da manhã saudável com 3 receitas baratas, veja agora o passo a passo

É época de abacate! Conheça os 5 benefícios da fruta para a sua saúde - Reprodução Canva (1) É época de abacate! Conheça os 5 benefícios da fruta para a sua saúde – Reprodução Canva (1)
Abacate o ano todo
O Brasil é um produtor de abacate que entrega safras quase que o ano todo. Por isso, quando uma variedade não está produzindo, outra está em plena frutificação, fazendo com que ele seja encontrado quase que o ano inteiro nos mercados. Dessa forma, o seu valor é geralmente (com exceção do avocado) bem acessível.
Variedades
As variedades mais comercializadas aqui no Brasil são:

Breda
Fortuna
Geada
Margarida
Ouro Verde
Quintal
Avocado

Mas, para identificar qual é qual, como faz? Primeiramente, olhe pela casca, tamanho e, quando abrir, gosto e textura. O abacate é um fruto que pode ser ingerido cru e pode ser preparado de diversas formas. Enfim, no Brasil, ele é muito utilizado com base na preparação de doces e sobremesas saudáveis.

Veja também essa delícia: você conhece o guacamole? Uma receita de molho pronta em 10 minutos
Os 5 benefícios do abacate
Gorduras boas
Em primeiro lugar, uma das características mais marcantes do alimento é que ele é uma fonte de gordura. E não é qualquer gordura. Ela é a famosa gordura monoinsaturada, que ajuda na diminuição do colesterol LDL e agregam outros benefícios para a saúde humana.
Fonte de fibras
Em segundo lugar, ele é uma fonte significativa de fibras! As fibras auxiliam quem está de dieta, são essenciais para regular o trânsito intestinal e alimentam certos tipos de bactérias benéficas para o ser humano, que vivem ali no final do seu intestino.
Aliado contra a hipertensão
Por fim, o abacate é uma fruta cheia de potássio, mineral necessário para o funcionamento do corpo e para a excreção do excesso de sódio no organismo. Portanto, sua ingestão diária (sem excessos) pode contribuir no controle da pressão alta. Contudo, sempre fale com seu nutricionista antes de realizar qualquer mudança brusca de dieta.

E aí, curtiu? Fique agora com esse vídeo do canal Dicas de Saúde Oficial e descubra outros benefícios dessa fruta deliciosa.

Confira aqui mesmo: vitamina de frutas vegana! Aprenda 2 receitas para refrescar seu verão

Comentários estão fechados.