Como cultivar pitanga no vaso? Veja como plantar da forma correta

Esse é um processo mais simples do que parece.

Saber cultivar pitanga no vaso é algo importante para quem ama jardinagem e a natureza, mas não conta com tanto espaço em casa. Afinal, as árvores normalmente necessitam de uma boa área para se desenvolver. Nessa terça-feira, dia 22 de fevereiro, você irá descobrir um passo a passo simples de como fazer isso.

Felizmente, esse é um processo simples, e faz com que a pitangueira mantenha-se saudável, mas não consiga crescer tanto. Para isso, basta apenas utilizar as técnicas corretas, e o Vida de Casa reuniu as melhores dicas sobre o assunto.

Veja Também: As folhas da sua planta estão queimadas? Entenda o que fazer
Como cultivar pitanga no vaso?
Para que a pitanga possa se desenvolver corretamente, de uma forma saudável, mesmo dentro do vaso, é necessário levar em consideração alguns pontos básicos. Dentre os principais, estão a forma correta de adubar a planta; o tamanho adequado do vaso; e a quantidade adequada de água.
Adubo ideal para a pitangueira
O primeiro ponto é justamente utilizar um adubo adequado, que seja ideal para a pitangueira. Assim, é preciso buscar uma mistura que possua bastante nutrientes. Dessa forma, a mistura envolve húmus de minhoca, composto orgânico e também substrato.

Além do mais, para que a planta mantenha sua saúde ao longo do tempo, é necessário conservar bem esse adubo. Nesse caso, basta simplesmente adicionar uma quinta parte da mesma mistura todos os anos no vaso, para que haja uma renovação dos nutrientes.

Leia também: Conheça o asplênio, uma planta muito resistente e fácil de de cuidar
Tamanho adequado do vaso
Além do adubo, outro fator importante na hora de cultivar a pitanga no vaso, é exatamente escolher o tamanho adequado desse vaso. Afinal, é justamente ele que irá determinar qual o tamanho que a pitangueira conseguirá atingir.

Nesse sentido, a capacidade mínima do vaso é de 50 litros, o que permite que ela possa se desenvolver mantendo a saúde da planta. Mas, quanto maior o tamanho do vaso, mais ela poderá crescer. Assim, é possível adequar esse tamanho ao próprio espaço que o ambiente possui.
Quantidade adequada de água para pitanga no vaso
Por último, também é necessário levar em consideração a quantidade ideal de água para a pitangueira. Nesse sentido, essa árvore não se desenvolve tão bem quando há muita água em suas raízes. Por isso, é necessário apenas manter o vaso sempre úmido, regando frequentemente, mas em pouca quantidade.

Então, além desses cuidados, é necessário também fazer uma poda regular, para impedir que a árvore crença mais que o desejado. Feito isso, após cerca de 3 anos, ela já estará produzindo frutos normalmente.
Para conferir o resultado, veja o vídeo do canal Horta e Pomar em Vaso:

Leia mais: Plantas frutíferas em vasos: saiba quais são as espécies mais indicadas

Comentários estão fechados.