Caldo de feijão: saiba as melhores dicas de como engrossar o caldo do feijão de forma simples

Para isso, não é necessário adicionar nenhum ingrediente especial

Engrossar o caldo de feijão é um processo que ajuda a dar mais sabor a receita que já é tão amada pelos brasileiros. Afinal, o arroz e o feijão são os dois ingredientes mais comuns na mesa do povo brasileiro. E nessa terça-feira, dia 22 de fevereiro, você vai aprender como melhorar ainda mais esse prato.

Felizmente, engrossar o caldo do feijão é uma tarefa bem simples, mas que sem a atenção correta, acaba não saindo como o desejado. Pensando nisso, o Vida de Casa preparou as melhores dicas práticas de como deixar esse caldo bem mais grosso, sem grandes dificuldades.

Confira também: Cozinhar feijão: confira esse guia definitivo para não errar mais – Vida de Casa (diarioprime.com.br)
Como engrossar o caldo de feijão
Muitas vezes, ao cozinhar o feijão, é comum que o caldo da receita fique um pouco mais fino. Por isso, é necessário prestar atenção e dar alguns toques especiais à receita, para que isso não aconteça.

Afinal, nesse caso, a receita acaba não ficando com tanto sabor, já que pelo caldo estar fino, o prato ainda possuirá muita água. Mas, felizmente, consertar esse erro ou já fazer da forma certa desde o início é algo bem simples. Confira!
Esmagar alguns grãos de feijão
A primeira dica de como engrossar o caldo de feijão é simplesmente esmagar alguns grãos. Nesse caso, obviamente, é preciso cozer o feijão normalmente e esperar até quando os grãos estiverem mais moles. Assim, basta simplesmente esmagar alguns deles.

Para isso, é possível utilizar a própria concha e, ao mexer o feijão, pressionar os grãos contra a panela. Outra opção que acaba sendo mais eficiente é retirar um pouco do feijão cozido e passar no liquidificador. Dessa forma, a trituração será mais completa.

A importância de utilizar essa técnica deve-se ao fato de que o que faz o caldo do feijão ficar mais grosso é justamente a própria massa do ingrediente. Então, quando ele é triturado, a casca se rompe e permite que a massa se misture com o líquido do caldo. Vale lembrar que, após realizar esse procedimento, é necessário deixar o feijão ferver por mais alguns minutos para finalizar.

Confira: Como cozinhar feijão sem panela de pressão! Passo a passo completo (diarioprime.com.br)
Tirar a tampa da panela
Outra dica que ajuda, e muito, a deixar o caldo de feijão bem mais grosso é: na parte final do processo, tirar a tampa da panela. Assim, ao ferver, a água acaba sendo liberada em maiores quantidades e isso ajuda a reduzir o caldo com mais eficiência. Nesse caso, é uma dica realmente muito simples que realmente faz a diferença principalmente quando somada a dica anterior.

Para aprender mais sobre o assunto, assista o vídeo do canal “Cozinha da Li Oliveira”:

Leia mais: Aprenda a cozinhar e temperar feijão da maneira correta (diarioprime.com.br)

Comentários estão fechados.