Conheça o asplênio! Uma planta muito resistente e fácil de cuidar

Amiga dos iniciantes, o asplênio é uma verdinha simpática e simples de seu cuidada

O asplênio é uma planta samambaia que apresenta um look diferente das convencionais. Suas folhas não são cortadinhas e apresentam uma aparência mais robusta. Nessa terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, você aprenderá curiosidades sobre o asplênio e dicas básicas de como cultivar essa plantinha. Acompanhe.

Por ser fácil de cuidar, é indicação de muitas lojas de jardinagem para iniciantes que desejam comprar a sua primeira verdinha. Além disso, existem vários tipos de asplênio em relação à sua aparência, o que torna o cultivo divertido. A variação se apresenta quase sempre no formato das folhas. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você.

Veja aqui essa prática maluca: jogar canela nas plantas? Será que funciona mesmo? Descubra agora

Conheça o asplênio! Uma planta muito resistente e fácil de cuidar - Reprodução Canva (2) Conheça o asplênio! Uma planta muito resistente e fácil de cuidar – Reprodução Canva (2)
Origem
Ambiente
O asplênio é uma planta epífita, ou seja, cresce em troncos de árvores e não é parasita. As epífitas não se alimentam da seiva ou de qualquer outro composto da própria árvore. Somente usam o apoio do tronco para se desenvolverem.
Água
Saber as origens de uma planta nos ajuda a entender melhor suas necessidades. Primordialmente, os asplênios não tinham acesso à água com tanta frequência. Quando chovia, suas raízes só recebiam água por um breve momento, portanto, não estão acostumados a serem cultivados em um solo muito úmido ou encharcado.
Luminosidade
Além disso, ele não requer períodos intensos de exposição solar direta. Uma claridade forte, porém difusa é suficiente para que a plantinha possa crescer saudável. Isso porque em seu ambiente natural, o asplênio geralmente recebia a proteção das copas contra o sol direto.
Umidade
Ademais, é uma planta que necessita de umidade para ser saudável. Nada de colocá-la em ambientes áridos ou muito ventilados, pois isso pode acabar roubando a água do seu sistema, desidratar e queimar a verdinha.

Super dicas aqui: plantas para sala: conheça 3 espécies para decorar esse ambiente
Crescimento
Em último lugar, os asplênios são um tipo de planta de crescimento lento. Quando cultivar, não estranhe. Por isso, pedem menos adubação do que boa parte das plantas. Não há a necessidade de “carregar a mão” no fertilizante porque a planta não terá capacidade de utilizar aqueles minerais naquela velocidade. O excesso de sais na terra pode acabar prejudicando seu cultivo.
E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo no canal Cultivando para mais informações sobre os asplênios!

Você também pode gostar: 5 plantas de meia sombra que vão bem dentro do seu apartamento

Comentários estão fechados.