Como cultivar mudas de frutíferas dentro do apartamento? Guia de cultivo

Ter pequenas mudas de frutíferas dentro de casa pode revolucionar a sua saúde e trazer mais alegria para o seu dia a dia

São Paulo, terça-feira, 15 de março, por Lucca Ranoya – Quem nunca quis poder colher um tomate fresquinho no conforto da sua varanda? Ou ainda ter um pé de morango pequeno estruturado em uma horta vertical, em um dos cantos da sua sala? De acordo com a matéria de 8 de julho de 2019, publicada no site do portal do governo de São Paulo, mesmo com um espaço reduzido em casa, ainda é possível cultivar mudas de frutíferas extremamente nutritivas em casa, apenas aplicando algumas das estratégias a seguir, na hora de plantar.

O Vida de Casa é um blog que compartilha conteúdos gratuitos, diariamente, sobre jardinagem, cultivo de plantas ornamentais e receitas caseiras. Acesse o nosso conteúdo! O planejamento se torna o aspecto mais importante na hora de cultivar uma muda frutífera no conforto da sua casa. Alguns aspectos devem ser levados em consideração para que não experiencie surpresas desagradáveis durante o processo.

Veja também: echinopsis tubiflora: conheça o cacto com flor em formato de tubo

Como cultivar mudas de frutíferas dentro do apartamento Guia de cultivo - Reprodução Canva (1) Como cultivar mudas de frutíferas dentro do apartamento Guia de cultivo – Reprodução Canva (1)
Planeje o local
Antes de tudo, até mesmo de comprar a sua muda de frutífera, planeje o local em que deixará a sua plantinha. As frutíferas, de uma forma geral, amam o sol, locais ventilados e uma boa hidratação sempre que necessário. A água é fundamental para que os frutos sejam produzidos com qualidade.

Por isso, sempre escolha o local mais bem iluminado do seu apartamento e não vacile na rega. Se tiver varanda melhor ainda! Ademais, calcule se aquele cantinho tem o espaço necessário para que sua muda possa crescer sem interrupções. Lembre-se, as frutíferas geralmente crescem em formato de arvoreta.
Vaso adequado
Escolha um vaso com pelo menos 40 litros de capacidade. Isso será um tamanho mínimo para que sua muda se desenvolva bem, consiga crescer e entregar os tão aguardados frutos. Além disso, certifique-se de que seu vaso tenha furos embaixo, para drenar o excesso de água.

Leia também: suculentas: 5 dicas que você precisa saber para o cultivo dessa planta
Plantio
Então, escolhida a muda, ela terá de ser transplantada para o vaso definitivo, que esperançosamente, foi escolhido de acordo com as dicas acima. As mudas frequentemente vem em torrões de terra, protegidos por um saco plástico. Sendo assim, para transplantá-las, você terá que cortar o saco e colocá-las diretamente dentro do vaso. Novamente, o vaso deverá ser grande suficiente para conter o torrão e ainda sobrar um espaço para o preenchimento da terra em volta e embaixo da muda, chamado de “berço”.
Primeira rega
Enfim, a primeira rega é muito importante e deve ser realizada logo após o transplante. Isso porque a água e a umidade irão ajudar o solo assentar e extinguir qualquer “bolha” de ar que possa ter surgido no transplante. Regue abundantemente. Perceba se há a necessidade de colocar mais terra depois desse processo.
Manutenção
O último aspecto importante para que você cultive tranquilamente a sua muda de frutífera em casa é a manutenção do pé. Entenda as necessidades da espécie e sempre realize a poda para controlar um crescimento indesejado, já que tem espeço limitado no seu apartamento. Adube seu vasinho a cada 2 ou 3 meses, preferencialmente utilizando fontes orgânicas.

E aí, curtiu? Por fim, fique com o vídeo do canal “Vila Nina TV” e veja o passo a passo para você plantar a sua muda de frutífera em casa.

Você também pode gostar: pupunha: miniguia para cultivar esse tipo de palmito em casa

Comentários estão fechados.