Panela de pressão: como usar e atenção aos cuidados para evitar acidentes

A panela de pressão é uma grande aliada na cozinha

Hoje, sábado, dia 5 de março, vamos saber como usar a panela de pressão, uma grande parceira na cozinha, mas que oferece riscos de acidentes domésticos graves. De uma funcionalidade incrível, essa panela faz o serviço mais pesado rapidamente. No entanto, requer cuidados ao encaixar a tampa e no tempo de cozimento, pois se faltar água a panela pode explodir e destruir a casa.

Notícias na mídia de que donas de casa que perderam o telhado da cozinha ou se machucaram, surgem por vezes, trazendo preocupação para quem é adepto da panela de pressão. Acompanhe essas e outras dicas no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime. Continue a leitura e saiba como usar a panela de pressão sem riscos de acidente.

Veja também: ar-condicionado pingando água? Veja a causa e solução desse problema.
Como funciona a panela de pressão?
Em primeiro lugar, conhecer o funcionamento da panela de pressão, ajuda muito a perder o medo de usa-la. Portanto, a panela funciona de maneira que a água misturada ao alimento no interior da panela, ultrapassa os 100°C sem evaporar, agilizando assim o processo de cozimento. Por isso, a panela de pressão é largamente usada para cozinhar feijão, carnes e vísceras, canjicas e outros alimentos difíceis de cozinhar na panela tradicional.

Panela de pressão: como usar e atenção aos cuidados para evitar acidentes. Reprodução: canva Panela de pressão: como usar e atenção aos cuidados para evitar acidentes. Reprodução: canva

A panela de pressão cozinha 3 vezes mais rápido do que uma panela convencional. Portanto, considere sempre ao usar essa panela, que deve-se colocar água e os alimentos (ingredientes) a no máximo 2/3 da altura desta, isto é, um pouco acima do meio, para não dificultar o processo de cozimento e evitar que derrame e você tenha que desligar para limpar e começar tudo novamente.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: saiba aqui, qual é o momento certo, de trocar colchões e travesseiros!
Quais os riscos?
A panela de pressão é fechada com uma tampa que possui uma borracha que veda e impossibilita a entrada e saída de ar enquanto a água não ferve. Após a fervura, o ar começa a sair com vapor, através da válvula de saída na tampa. O tempo de cozimento vai depender dos ingredientes, e para isso, você deve ler o manual que vem com a panela.

Os riscos de explosão estão ligados ao estado da borracha de vedação, falta ou excesso de água na panela, e esquecer a panela no fogão, pois quando toda água e vapor saírem, a panela talvez irá explodir. Além disso, você não deve tirar a tampa da panela antes de sair toda a pressão pela válvula/bico. Saiba mais no vídeo abaixo do canal do de Guilherme Guzela.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: aprenda a fazer o Overnight oats, “aveia dormida”, ideal para um café da manhã saudável.

Comentários estão fechados.