Você sabe para que serve o carvão vegetal na jardinagem? Entenda agora

Muito se fala sobre o carvão vegetal na jardinagem. Mas ele não é adubo e nem funciona como tal. Entenda agora para que ele serve

Goiânia, quarta-feira, 16 de março de 2022 — Você sabe para que serve o carvão vegetal na jardinagem? Não, ele não é um adubo. Entretanto, tem algumas funções que vamos explicar hoje para você. Segundo o portal Wikipedia, existem funções incríveis para o carvão vegetal, porém não como adubo. Acompanhe o artigo e entenda:

Se interessou? Portanto, continue acompanhando a leitura que o Vida de Casa, do Diário Prime, preparou. Diariamente conteúdos incríveis para ajudar você a cuidar das suas plantas e da sua casa. Além disso, não se esqueça de compartilhar tudo que aprendeu por aqui. Você é muito bem-vindo para conferir nosso conteúdo.

Leia mais: Rosa do deserto: descubra o momento para levantamento de cáudex
Função do carvão vegetal na jardinagem
O carvão não fornece nutrientes para o substrato e não é adubo isso é um mito muito espalhado por aí. Mas para termos o entendimento da função do carvão precisamos entender primeiramente que ele pode demorar mais de 1000 anos para se decompor, portanto, ele não contribui com as suas plantas fornecendo nutrientes propriamente.

O carvão, na verdade, está totalmente relacionado com a melhoria da qualidade do substrato, vamos explicar para você as funções que ele pode ter no substrato da planta, confira:

Aeração do substrato
Capacidade drenagem do substrato
Controlar a acidez do substrato por ser alcalino
Ação repelente contra insetos

Além disso, o carvão por suas características moleculares têm uma capacidade de atrair os positivos. Ou seja, o carvão acaba atraindo para si o nitrogênio, o potássio, magnésio e cálcio. Portanto, estes que possuem cargas positivas são muito úteis para o desenvolvimento da sua planta. O carvão não funciona como adubo, pois ele não fornece nutrientes próprios para suas plantas, mas é um ótimo condicionador de substrato afinal. Portanto, ele consegue sequestrar os nutrientes no substrato e disponibilizar gradualmente para suas plantas. Assim, ela terá uma janela de nutrição muito maior, por mais tempo.

Você também pode gostar: Rosa do deserto com flores deformadas: entenda o que pode ser

Gostou do nosso conteúdo? Sendo assim, continue por aqui e descubra mais assuntos incríveis para te ajudar. Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Deixe nos comentários se foi útil e se você gostou das dicas. Além disso, vamos deixar esse vídeo do canal “Cultivando”, com relatos sobre o carvão vegetal na jardinagem.

Leia mais: Rosa do deserto com folhas amarelas e caindo: entenda os motivos

Comentários estão fechados.