Sabia que o Coroa de Frade se dá bem com pouca água? Conheça mais sobre essa planta e veja seus principais cuidados

Essa é uma planta típica do Nordeste brasileiro

Brusque – Santa Catarina, quarta-feira, dia 16 de março – O Coroa de Frade ou Melocactus, como mostra o Wikipédia, é um cacto muito comum na região Nordeste do Brasil, sendo bastante resistente à seca. Assim, devido à sua adaptação às estiagens, quase não necessita de água em seus cuidados.

Dessa forma, é uma planta perfeita para quem não gosta ou não pode dedicar muito tempo ao seu jardim. Além do mais, sua beleza exótica oferece um charme rústico ao ambiente. Por isso, o Vida de Casa vai mostrar os principais cuidados na hora de cultivá-lo. Confira!

Leia mais: Campânula: conheça essa belíssima planta para o seu jardim e saiba os principais cuidados do seu cultivo – Vida de Casa
Principais cuidados com o Coroa de Frade
O Cabeça de Frade, como também é conhecido, é uma cactácea nativa do Brasil, e que chega no máximo aos seus 12 centímetros. Por isso, consegue se encaixar em espaços pequenos. Fora isso, possui um crescimento extremamente lento.
Ambiente perfeito para o seu crescimento
Sendo um cacto, ele não foge de suas características desérticas. Dessa forma, gosta bastante de sol. Assim, ele consegue sobreviver à incisão direta dos raios solares. No entanto, o mais adequado é proporcionar um ambiente com meia sombra, bem arejado e com muita luminosidade.

O que ele não curte mesmo é o frio, não se dando bem em salas com ar-condicionado. Por isso, caso o objetivo seja cultivá-lo dentro de casa, é fundamental que seja perto de uma janela, e que corra vento, ou preferencialmente na varanda.

Confira: Aprenda de vez como tirar cola de roupa e deixe suas peças intactas – Vida de Casa
Rega e substrato
Sua capacidade de acumular água em seu interior faz o Coroa de Frade extremamente resistente. Fora isso, ele não é tolerante a regas frequentes, sendo necessário bastante moderação nesse processo. O ideal é molhar o substrato apenas quando ele estiver seco. Dessa forma, ele conseguirá se desenvolver de forma mais saudável e rápida.

Além do mais, o solo deve possuir uma ótima drenagem, com ao menos 40% de área de construção em seu substrato. Já para o restante da composição, basta colocar mais 20% de húmus ou adubo e mais 40% de terra. Veja mais detalhes no vídeo do canal “Recanto Verde Cactos e Suculentas”:

Veja também: Lirio de um dia saiba mais sobre essa planta e aprenda como cuidar corretamente

Comentários estão fechados.