Pitanga: guia simples para plantar essa frutífera brasileira tendo pouco espaço

Rica em vitamina C, a pitanga traz um sabor azedinho doce difícil de esquecer

São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2022 por Lucca Ranoya – A pitangueira é uma árvore de origem brasileira, de nome originário tupi-guarani, que significa “vermelho” na língua. De acordo com a matéria escrita pela Patrícia Lopes, no site Brasil Escola, da Uol, a pitanga frutifica nos períodos da primavera e verão e se adapta bem ao clima tropical úmido. Com as informações disponíveis, nunca foi tão fácil trazê-la para casa e cultivá-la mesmo sem ter um quintal espaçoso. Hoje, você aprenderá, através de dicas simples, como plantar uma pitangueira em casa. Acompanhe.

Além do próprio clima, que será explicado posteriormente, um dos pontos mais importantes para que consiga plantar uma pitangueira em um espaço pequeno, é a poda. Ela não só mantém a planta mais saudável, resistente a pragas e simétrica, como regula o seu tamanho e limita o seu crescimento, como é exaltado nessa matéria do Embrapa. Enfim, descubra mais dicas e informações sobre o cultivo de plantas exóticas, frutíferas e ornamentais aqui, no blog Vida de Casa.

Veja também: 4 árvores frutíferas de crescimento rápido para cultivar no seu quintal

Pitanga guia simples para plantar essa frutífera brasileira tendo pouco espaço - Reprodução Canva Pitanga guia simples para plantar essa frutífera brasileira tendo pouco espaço – Reprodução Canva
Defina o lugar de cultivo
Em primeiro lugar, defina qual o espaço que sua pitangueira será plantada. Dessa forma, conseguirá planejar o quanto ela poderá crescer logo de antemão e não precisará se preocupar tanto ao longo do seu desenvolvimento. A primeira dica é, a pitanga gosta de luminosidade direta e precisa dela para poder prosperar. Quanto mais sol, mais doce se tornará o fruto. Se um quintal não está disponível, pense em uma varanda ou cômodo que possui janelas largas, que permitem a entrada de sol por parte do dia.
Prepare o vaso e a terra
Então, quando for pensar em vaso, sempre compre um que comporte pelo menos 20 litros. Ela gosta de solos bem úmidos e com alto teor de matéria orgânica. Prefira adubos orgânicos e certifique-se de que se vaso contenha os furos drenantes embaixo.

Além disso, compre a pitanga já em estágio de muda, isso acelerará a sua colheita e te poupará da incerta fase de germinação da fruta na sua casa. Quando for transplantar a muda para o vaso, faça o famoso berço de terra vegetal como é explicado nesse esquema disponível no portal da prefeitura.
Rega
Em último lugar, falaremos da rega da pitangueira. A medida que a muda cresce, ela precisará de mais e mais água. A pitangueira é uma árvore que gosta muito de água. Ainda assim, nunca deixe o solo extremamente encharcado por longos períodos de tempo, pois, isso pode acabar matando as raízes da sua planta. Regue abundantemente sempre que o solo ficar quase seco.
Controle de crescimento
Como foi dito, o modo mais fácil de controlar o crescimento indesejado (principalmente em locais pequenos) da sua muda, é podando-a frequentemente. Nesse caso, sempre corte os galhos menores, que estão crescendo para as direções indesejadas e que são distantes do tronco. Pode nas partes dos nós ou nas divisórias entre um ramo e outro.

E aí, curtiu? Enfim, fique com esse vídeo do canal “Horta e Pomar em Vaso” para mais informações sobre a pitanga.

Você também pode gostar: as 4 árvores frutíferas que produzem o ano todo! Fruta sem miséria

Comentários estão fechados.