Cultivo de tomates: como evitar 4 erros que podem prejudicar sua horta

Aprenda algumas dicas para evitar erros que podem comprometer o desempenho de sua plantação

Você sabe como fazer o cultivo de tomates e os erros que podem ser evitados? Confira aqui hoje, 07 de novembri, no Vida de Casa, do Diário Prime, algumas dicas e evite problemas na sua plantação. A saber, um dos alimentos mais populares na mesa dos brasileiros é esse fruto. Seu uso pode ser em saladas, assado ou na forma de molho. E por ser tão comum na nossa culinária, para saborear de forma mais saudável, você pode fazer plantar aí na sua casa.

Já pensou nessa possibilidade? Além de ter sempre à sua mesa, você ainda pode ganhar uma renda extra. Afinal, você pode combinar as duas coisas. No entanto, para que o cultivo de tomate seja bem-sucedido, separamos alguns erros que devem ser evitados caso você pense em ter a sua própria plantação.

Leia também: Gatos na horta: saiba como afastar os bichanos de seus canteiros
Cultivo de tomate e o erro de usar água em excesso
O solo deve estar sempre molhado, mas não encharcado. Você deve prestar atenção para molhar somente a terra e não as folhas e frutos, pois caso isso aconteça, corre o risco de apodrecer sua plantação. Uma dica é molhar de manhã cedo para que o cultivo se desenvolva melhor ao longo do dia e você também fique despreocupado.
Cultivar tomate não pode deixar o plantio de lado
O cultivo de tomates deve render bons frutos e, por isso, é importante que você dê atenção para sua plantação. Além da irrigação, ficar atento ao substrato, as folhas, a iluminação e outros fatores e você deve ficar atento todos os dias. A dica aqui é cortar os brotos pequenos para evitar danos à sua planta que já está em desenvolvimento.

Você pode gostar: Plantas para cultivar dentro de casa: dicas maravilhosas que deixará o ambiente mais agradável
Espaço apertado também pode ser um grande problema
Além de todos os cuidados com o plantio, antes faça uma análise no espaço entre um tomate e outro para ter um bom desenvolvimento. O recomendado é deixar 60 centímetros de distância entre uma e outra e não deixar tão próximos. A dica é cultivar tomates de cabeça para baixo em cestas penduradas. Essa é uma forma de aproveitar melhor o espaço e deixar o seu plantio menos suscetíveis a pragas.
Trocar o local da plantação de tempos em tempos
O tomate absorve grande parte dos nutrientes do solo, e se ele for cultivado sempre no mesmo local, a próxima plantação vai desenvolver menos que a anterior. Caso você faça isso, vai permitir que as plantas sejam mais suscetíveis a fungos ou parasitas.

Então, a dica para restaurar o equilíbrio do solo é fazer sua plantação em um local diferente a cada ano. Assim, volte para o mesmo local após três ou quatro anos de onde foi o primeiro cultivo de tomates.

Comentários estão fechados.