Clorofito: conheça e cultive essa planta de folhas e charme longos

Você conhece a Chlorophytum, também chamadas clorofito, gravatinha ou paulistinha? Então, vamos ensinar hoje o básico sobre o cultivo

Porto Alegre, 15 de março de 2022 — Você conhece a Chlorophytum comosum e as suas irmãs, também chamadas clorofito? Se não, talvez seja um problema com o nome. Gravatinha ou paulistinha são outros apelidos dessa bela planta. Mas se você ainda não sabe do que estamos falando, vamos ensinar hoje o básico sobre o clorofito. É a planta que conquistou o Brasil, segundo a Revista Casa e Jardim.

Mas se você quiser conhecer mais plantas bacanas como essa, populares ou diferentonas, confira nossos outros artigos. Aqui no blog Vida de Casa há muitas matérias sobre flores, frutas, suculentas e muito mais. Mas agora, vamos ao clorofito.

Você também pode gostar de: Pupunha: miniguia para cultivar esse tipo de palmito em casa

As características do Clorofito
A planta de espécie Chlorophytum comosum, a mais comum entre os tipos de clorofito, é uma herbácea pequena. Ela tem folhas que podem chegar até 30 cm de pura elegância por serem finas e recurvadas. Além disso, possuem uma cor verde-escura bem bonita. Mas você pode preferir suas irmãs.

Há outras variações do clorofito. A Variegatum, por exemplo, possui o centro da folha bem escuro, com bordas claras. E a espécie de mesmo gênero Chlorophytum laxum (planta da zebra) já possui um contorno amarelo. Todas elas, no entanto, tem cuidados parecidos. As de folha escura preferem o sol, as de folha clara preferem a sombra.

Confira também: Suculenta cristal: conheça e cultive esta esmeralda viva no seu jardim
Como cultivar o clorofito
Os cuidados com o clorofito variam conforme o tipo de cultivo, como dito na introdução. Estas são as dicas para cultivar no solo, mas se você quiser plantar em vaso, confira o artigo para isso, no blog. Agora, vamos às instruções do clorofito.
Solo perfeito para o Chlorophytum
O solo para o clorofito pede uma drenagem. Não, pede não, exige. É crítico para desenvolver bem a planta. E ela gosta de escoamentos como a perlita, que tem bastante capacidade de aeração terrestre. Ainda, essa perlita costuma vir acompanhada de turfa, que é matéria orgânica ótima para clorofito.

Se formos fala de números precisos, então meça a acidez do solo. O pH da terra tem que estar levemente ácido. Ou seja, os números devem estar entre 5 e 7. Mas você pode alterar a acidez do solo com terras, drenagens e substratos próprios.
Regando seu clorofito
Essas plantas não pedem muita água. Então regue seus clorofitos semanalmente em meses frios e a cada três dias em meses quentes. Chlorophytum é um gênero que vive bem em períodos curtos de seca. Exceto enquanto muda, daí é bom regar mais. Mas, no geral, clorofito é ótimo para quem esquece de regar plantas. Ah, e use apenas água da chuva ou destilada. A água da torneira possui flúor e cloro, o que pode queimar as pontas das folhas.

O adubo e o substrato ideais para seu Chlorophytum
Assim como sua planta não sente muita sede, também não sente muita fome. O adubo e o substrato servem apenas para deixar as folhas mais volumosas e vibrantes. Uma baixa dosagem de NPK 4-4-4 líquido, por exemplo, é perfeita. Mas adube a cada apenas duas semanas, durante primavera e verão.

Aprendendo mais sobre o clorofito
Se você quiser saber mais sobre o clorofito, confira o vídeo abaixo. Ele é apresentado pelo canal Vila Nina TV, especializado em jardinagem. Assim, você pode aprender mais sobre como cultivar a planta. Então, assista até o fim.

O que é perlita? Descubra o que esse material faz para sua terra

Comentários estão fechados.