Mentruz: conheça os benefícios dessa planta para a sua saúde

Benefícios do mentruz na sua alimentação

Laguna, terça-feira, 15 de março — O mentruz é uma planta com origem na América do Sul, bem como o Sul e o Sudeste do Brasil. Também conhecido como mastruço, mastruz ou erva-de-santa-maria, é uma erva conhecida por suas propriedades diuréticas e antiescorbúticas segundo a matéria do site G1 da Globo. Portanto, ótima para sua saúde e bem-estar.

Essa erva tem um forte aroma de agrião, é saborosa e também um pouco ardida. Aqui no Vida de Casa nós te mostraremos os benefícios dessa erva típica e como acrescentar essa planta na sua alimentação de forma deliciosa. Confira agora!

Leia também: Benefícios da pitanga e dicas para cultivá-la em casa. Descubra agora

Benefícios do mentruz

Em razão de suas propriedades expectorantes, antiescorbúticas e também diuréticas, essa planta é utilizada contra bronquite, expectorante das vias respiratórias e tosses. Ainda, o extrato aquoso dessa planta revelou ser um ótimo cicatrizante conforme a matéria publicada no Terra da Gente do site G1 da Globo. Contudo, é uma erva perfeita para acrescentar a sua alimentação, pois além de ter um sabor típico, serve como um remédio natural e caseiro em razão dos seus nutrientes.

Mentruz na alimentação

Sobretudo, que o mentruz tem ótimos benefícios nós já sabemos, porém, como aproveitar todos eles acrescentando a erva na sua alimentação? Nossa primeira dica é: antes de introduzir a erva no seu cardápio, busque a orientação do seu médico. Pois, por mais que a erva seja benéfica e ótima para a saúde, busque o profissional de saúde para garantir que você possa ingerir o mentruz.

Principalmente, além de ser muito fácil de encontrar e também ótimo para cultivar. Nesse sentido, para aproveitar todos os seus nutrientes a melhor forma de ingerir é através da infusão das folhas. O chá poderá ser feito com as folhas frescas e água fervente e também com as folhas secas.

Por ser expectorante e antigripal, é importante usar o chá nessas situações, além de, como já comentado, ser bom para sintomas de tosse. Mas cuidado, consuma com moderação e sem exageros. Ademais, o mentruz é contra indicado para mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 2 anos.

Portanto, há também quem prefira consumir in natura na salada. Para este caso, colher a planta fresca e antes da floração, e novamente, sempre ingerir com moderação já que se trata de uma erva medicinal com muitas propriedades e nutrientes.

Gostou das nossas dicas sobre os benefícios do mentruz? Aqui no Vida de Casa temos muitas outras dicas e ideias para suas plantas e seu jardim, você vai amar! Por último, assista o vídeo do canal Angela Xavier e confira todos os benefícios dessa planta.

Você pode gostar: Vaso de planta lindo, econômico, simples e rápido: aprenda agora

Confira agora: Como evitar o ressecamento das folhas de suas plantas; Descubra agora

Comentários estão fechados.