Adubo NPK orgânico caseiro: poderoso, seguro e saudável para plantas

O adubo NPK é poderosíssimo para cuidar das suas plantas. A versão orgânica é econômica e saudável. Então, vamos ensinar você a prepará-lo

O adubo NPK é poderosíssimo para cuidar das suas plantas. E você pode optar por um orgânico ou químico. Mas o químico apresenta riscos e o orgânico é mais econômico e saudável. Então, hoje, quinta-feira, dia 10 de março de 2022, vamos ensinar você a prepará-lo.

Ah, mas o cuidado com as plantas não se basta no preparo do adubo. Escolher vaso, aprender a transplantar e várias outras informações básicas são essenciais. Por isso, nós do blog Vida de Casa, oferecemos diversas matérias sobre o tema. Confira nossos artigos!

Leia também: Como tirar cheiro do liquidificador: Veja um passo simples e prático
O que é adubo NPK
Se você quiser que suas plantas se desenvolvam melhor, ela precisará de nutrientes. Três deles, que são essenciais, são o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Se você procurar na tabela periódica, verá que eles são representados como N, P e K, respectivamente.

Porém, o adubo NPK químico, que pode vir em várias fórmulas, apresenta dois riscos. Primeiro, para o seu bolso. Afinal, será um gasto desnecessário, considerando a existência da versão orgânica. Segundo, porque ele é forte demais. Assim, pode acabar queimando as raízes da planta e a matando.

Claro, a versão química não é um veneno. Apenas demanda mais cuidado e mais investimento. Afinal, a versão orgânica é feita com o que você tem em casa. Ah, e que virariam lixo de qualquer maneira. Confira, a seguir, a receita para o adubo NPK.

Conheça também: como manter a geladeira organizada e cheirosa de forma prática
Ingredientes do adubo NPK orgânico

1 xícara de borra de café (que é rica em nitrogênio);
5 cascas de banana (que tem muito fósforo e potássio);
8 a 10 cascas de ovo (que é uma fonte incrível de cálcio);
1 litro de água.

Como preparar o seu adubo

Coloque tudo no liquidificador;
Bata bastante, mas não vai ficar homogêneo. Você verá pedaços da casca do ovo ainda;
Deposite em uma garrafa pet;
Deixe fermentar por 3 dias;
Dê uma chacoalhada antes de usar, para misturar melhor;
Faça furos na tampa da garrafa;
Alimente suas plantas, aos poucos, direto na raiz.

Vídeo auxiliar sobre o super adubo NPK
Se alguma parte das instruções não ficou clara ou você quiser conferir os pontos de mistura, veja o vídeo abaixo. Nele, a youtuber do canal Horta e Pomar em Vaso apresenta direitinho a receita que transcrevemos acima. Então, assista até o fim!

Confira: molho tártaro: veja uma receita simples e fácil para prepará-lo

Comentários estão fechados.