3 plantas que não são para iniciantes e requerem cuidados especiais

Entenda a dificuldade caso deseje plantá-las

Muito se fala sobre as plantas mais fáceis e menos trabalhosas de cultivar, mas pouco se fala das mais difíceis. Geralmente o que torna o cultivo complicado é a sensibilidade da espécie em relação à luminosidade, rega, umidade e ao solo. Nessa quarta-feira, 23 de fevereiro, você descobrirá 3 plantas que não são para iniciantes e aprenderá curiosidades sobre elas. Acompanhe.

Não serem fáceis de cuidar não significa que sejam impossíveis de cultivar, somente que o jardineiro necessitará de conhecimentos particulares sobre a espécie e talvez precise dedicar mais tempo para o cultivo e manutenção diária. O Vida de casa trouxe esse artigo especialmente para você.

Veja aqui: os 4 erros mais comuns que os iniciantes cometem ao cuidar das suculentas

3 plantas que não são para iniciantes e requerem cuidados especiais - Reprodução Canva (2) 3 plantas que não são para iniciantes e requerem cuidados especiais – Reprodução Canva (2)
Avenca
Essa plantinha simpática é super exigente em relação à luminosidade. Suas folhas delicadas que lembram as folhas de um salsão em uma versão mais fina e reagem a qualquer excesso ou falta de luz. A faixa de luminosidade necessária para se desenvolverem sem amarelar ou queimar é sutil.

Dessa forma, ela precisa de claridade suficiente para não amarelar, porém não aguenta o sol pleno por muito tempo. O cuidador deve ficar “em cima” para cumprir com as suas necessidades sem errar. Além disso, uma vez que suas folhas amarelam ou queimam, fica muito difícil recuperá-las. Geralmente elas morrem para dar lugar a folhas novas.

Veja também: faça mudas de suculentas usando somente as folhas da sua planta
Orquídea Vanda
O nome é tão peculiar quanto a planta em si. Esse tipo de orquídea é cultivada suspensa, em vasos com aberturas inferiores para que suas raízes cresçam, saiam por ali e fiquem penduradas. Esse cultivo traz um visual interessante para o ambiente, visto que suas raízes ficam aéreas e penduradas.

Ademais, as flores da Orquídea Vanda, quando brotam, trazem uma beleza inigualável para o local. O problema aqui é a frequência de rega. Devido ao fato das extremidades das suas raízes não estarem em contato com o substrato, quem cultiva deve borrifar constantemente as raízes na hora da rega para poder hidratar a planta e fornecer a água necessária. Por isso, elas são muito sensíveis à desidratação.
Maranta
Uma espécie muito bela, que apresenta um design lindo nas suas folhas. A dificuldade aqui é em relação à umidade relativa do ar. As Marantas se desenvolvem melhor em um ambiente úmido, pois consomem muita água no dia a dia. Seu ambiente de origem era assim.

O equilíbrio da rega deve ser perfeito para que as bordas das folhas não amarelem e sofram queimaduras de falta de água. Então, sempre que a terra ficar seca, o cuidador terá uma janela de tempo pequena para realizar a nova rega antes que a planta comece a sofrer. Contudo, o excesso de água também pode prejudicar a sua pequena, portanto, cuidado.

E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando para descobrir mais 5 espécies de plantas que não são tão fáceis de cuidar!

Matéria completa aqui: suas suculentas estão deformadas? Entenda as causas do estiolamento e como consertar

Comentários estão fechados.