Será que todo inseto é praga? Conheça 4 tipos de insetos amigos do seu jardim

Não extermine seus aliados

Às vezes, vivemos experiências traumáticas de pragas no nosso cultivo que nos fazem pensar que todos os insetos são maus para a nossa planta. Mas, isso não é bem assim. Nessa sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, você descobrirá 4 insetos que são ótimos hóspedes para a sua verdinha.

Ter insetos no seu vaso ou jardim pode ser essencial para que a planta consiga se desenvolver bem. Alguns, inclusive, podem acabar protegendo as suas companheiras de pragas menores e indesejadas. Para mais dicas de cultivo, acesse o Vida de Casa.

Leia também: use esterco para adubar seu jardim: entenda as vantagens desse tipo de adubação

Será que todo inseto é praga Conheça 4 tipos de insetos amigos do seu jardim - Reprodução Canva (2) Será que todo inseto é praga Conheça 4 tipos de insetos amigos do seu jardim – Reprodução Canva (2)
Tesourinha
Em primeiro lugar, falaremos sobre a tesourinha. Ela é um inseto que recebeu o nome popular devido à pinça na sua extremidade que lembra uma pequena tesoura. Ela não é venenosa e come pulgões, ovos de larvas, larvas e filhotes de outros insetos. É um dos insetos que pode auxiliar no controle de outros indesejados.
Joaninhas
O segundo grande aliado no jardim é a joaninha. Sim, aquele bichinho simpático que vira e mexe é encontrado sobre as folhas da sua muda. Os filhotes das variadas espécies de joaninhas são os mais famintos e se alimentam de pulgões, cochonilhas, ácaros e larvas. Contudo, eles têm uma aparência totalmente diferente da sua forma adulta, lembrando uma lagarta.

Matéria completa aqui: como saber se sua planta está gostando do local em que você a colocou
Crisopídeos
Em terceiro lugar está o bicho-lixeiro. O nome pode não ser tão popular mais provavelmente você já o encontrou na sua horta ou vaso. Ele é pequeno, verde e tem um par de asas transparentes que lembram um pequeno louva-deus.

Seus ovos possuem uma forma peculiar, lembram pelos saindo da folha com uma bolinha no final. Os adultos são inofensivos, se alimentando mais de pólen e néctares enquanto os filhotes são bravos predadores de outros tipos de praga.
Marimbondos
Sim, surpreendentemente os marimbondos são ótimos aliados de um cultivo equilibrado uma vez que atacam pragas como os percevejos, lagartas, vaquinhas e bichos-mineiros. O que pode não ser tão bom é a sua picada violenta e doída que pode acontecer em um encontro descuidado.
E aí, curtiu? Por fim, assista a seguir o vídeo do canal Cultivando e descubra mais 3 espécies de insetos que são aliados do seu jardim!

Veja aqui também: pragas na horta? Veja dicas caseiras para eliminar os insetos das planta

Comentários estão fechados.