Farinha de ossos para a sua horta? Aprenda usar esse adubo poderoso agora

Adubo orgânico de qualidade

A farinha de ossos está entre os adubos mais populares da atualidade. Será que é um componente essencial para turbinar o desenvolvimento das suas plantas? Nessa sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, você descobrirá os benefícios do seu uso e como utilizar no seu cultivo. Acompanhe.

Por ser um adubo orgânico, é utilizada há muito tempo por todos os tipos de agricultores e jardineiros amadores. O Vida de Casa sintetizou a definição da farinha de ossos para você. Ela nada mais é do que uma “farinha” ou granulado relativamente grosso de ossos de animais e é usada com o intuito de nutrir a terra. Normalmente usam-se ossos bovinos na sua produção.

Leia também: adubo foliar? Aprenda a usá-lo para nutrir a suas orquídeas, veja agora

O que a farinha de ossos pode fazer pela sua horta Aprenda usar esse adubo poderoso - Reprodução Canva O que a farinha de ossos pode fazer pela sua horta Aprenda usar esse adubo poderoso – Reprodução Canva

Para deixar o produto seguro, os ossos, antes de serem vendidos, são limpos e cozidos a altas temperaturas por longos períodos de tempo. Ela geralmente vem em uma caixinha e é triturada. Dessa forma, sua área de absorção e ação aumenta quando misturada com o solo.
Benefícios do uso
Primeiramente, a farinha de ossos fornece 2 nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. São eles: cálcio (em maior quantidade) e fósforo (menor quantidade). Ambos minerais participam de processos de geração de energia como a própria fotossíntese e metabolismo vegetal. Ademais, o cálcio participa nos processos de transportes de nutrientes dentro da planta.
Como aplicar
Por ser um adubo orgânico, a liberação dos nutrientes ocorre mais lentamente comparada a velocidade de adubos químicos e líquidos. Portanto, o efeito acontece ao longo dos meses, ao passo que a matéria se decompõe no solo.

Em relação às dosagens, sempre leia e respeite as que estão recomendadas nas embalagens. Entretanto, devido a sua concentração ser similar independente da marca (exceções existem), se torna possível estimar uma quantidade aproximada para uma adubação amadora.

Se quiser fazer o uso em um vaso pequeno, que tem um diâmetro de até 15 centímetros, misture uma colher de sopa rasa com a mistura de terra vegetal ou substrato na hora de plantar. Caso seu vaso seja maior, chegando até 25 centímetros de diâmetro, bote 2 colheres de sopa rasa da farinha de ossos na mistura.

Veja também: você conhece o adubo Bokashi? Entenda os benefícios do seu uso

Caso seu vaso já esteja cheio com a mistura de terra, você pode colocar a farinha de ossos espalhada sobre a terra e misturar delicadamente para incorporá-la no solo. Entretanto, se seu cultivo é em terra aberta, a dosagem se torna um pouco maior, de 3 a 5 colheres de sopa por metro quadrado de terra.
E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando e descubra mais informações sobre a farinha de ossos.

Você também pode gostar: você sabe usar o adubo mais popular do mercado? Conheça o NPK

Comentários estão fechados.