2 maneiras fáceis de reutilizar a borra de café na sua horta

A borra de café pode trazer muitos benefícios, diretos e indiretos, para o cultivo

O brasileiro é um povo que ama um cafezinho. Independente do horário, ele sempre está presente na mesa dos brasileiros, entregando sabor, aroma e seus efeitos estimulantes. Então, desse processo, sobra-se a borra de café. Nessa terça-feira, 8 de fevereiro, você aprenderá como reutilizar o pó de café que sobrou e descobrirá quais os possíveis benefícios que ele pode trazer para sua horta. Acompanhe.

Portanto, depois desse artigo que o Vida de Casa trouxe especialmente para você, inicie o hábito de guardar o resto do seu café da manhã. Se você cultiva as verdinhas em casa, a borra de café pode ter várias aplicações interessantes que podem beneficiar suas plantas de maneiras inesperadas. Hoje, falaremos sobre 2 delas.

Veja também: conheça a ureia agrícola e aprenda utilizar esse poderoso adubo

2 maneiras fáceis de reutilizar a borra de café na sua horta - Reprodução Canva 2 maneiras fáceis de reutilizar a borra de café na sua horta – Reprodução Canva
Quais borras usar
A notícia boa aqui é que todos os tipos de borra (pura) de café podem ser utilizadas na sua mistura de terra. Se você fez um café com açúcar, adoçante ou apertou o botãozinho da máquina de expresso, tá tudo certo. Você pode recolher esse pó úmido e reservar para uso futuro.
Benefícios da borra de café
Um dos benefícios principais do uso da borra de café é servir como cobertura para o solo de plantio ou como fonte de matéria orgânica na mistura de terra. Além disso, ele também é uma fonte sutil de nitrogênio, nutriente importantíssimo para o metabolismo vegetal.
Fungos e bactérias benéficas
Porém, existem outros benefícios indiretos recebidos a partir do uso e da decomposição da borra de café. Ademais, esses benefícios são possíveis quando você consegue mofar a sua borra, guardando-a em um ambiente úmido e ao abrigo do sol por alguns meses. O processo será explicado em mais detalhes no vídeo abaixo.

Você também pode gostar: buchinho: descubra como cultivar essa planta com as melhores dicas

O que esse processo de decomposição causa? O mofo gerado através desse processo, é benéfico para as plantas, visto que consegue metabolizar os açúcares soltados durante o metabolismo das verdinhas e consumi-los antes que outras espécies, mais perigosas, o façam. Assim, misturando a borra “contaminada” diretamente sobre a terra, você pode blindar a sua companheira de uma possível doença proveniente de fungos e bactérias que não fazem bem a sua muda.
2 formas de usar a borra
Enfim, a primeira é misturando o material diretamente sobre a terra de cultivo. Já a segunda, é utilizar esse composto para fazer uma calda biofertilizante. Nesse caso, coloque 2 xícaras da borra com o mofo em uma garrafa de 1,5 litros e adicione:

1 xícara de açúcar orgânico (tem que ser orgânico devido aos compostos químicos do açúcar tradicional)
Complete o restante com água.

Por fim, misture e pulverize o líquido sobre as folhas e terra da sua querida, preferencialmente na parte da manhã ou tarde, sob um sol mais ameno. E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo explicativo do canal Minhas Plantas e aprenda mais curiosidades sobre a borra de café.

Não perca: os 3 maiores erros que quem planta manjericão comete! Tire a sua muda do sofrimento

 

Comentários estão fechados.