Jasmim-manga: delicadeza e beleza deixarão seu jardim mais encantador

Essa encantadora e delicada florzinha encanta e inspira alegria e leveza

A jasmim-manga é uma árvore de pequeno porte para jardim, mas que dá uma linda flor muito perfumada, com suas pétalas em cores vibrantes. Neste sábado, dia 5 de março, veja dicas de plantio e cuidados para ter essa delicada árvore e usufruir de sua beleza e perfume.

Apesar de ser uma árvore, ela é de pequeno porte, delicada e confere um charme a mais ao jardim, com suas flores de aparência angelical. Para inspirar você, o blogue Vida de Casa traz, agora, as dicas básicas para você tê-la complementando o seu jardim.

Veja também: Como cultivar um girassol pequeno? Dicas para a germinação e manutenção
Como plantar a jasmim-manga e os cuidados básicos necessários
Originária de regiões tropicais das Américas do Sul e Central, ela é mundialmente conhecida e apreciada. Aqui no Brasil também é chamada árvore, pagode, mas seu nome científico é pluméria rubra. O nome jasmim-manga é porque o seu perfume lembra o jasmim e suas folhas lembram as da mangueira. Veja como é simples cultivá-la e mantê-la.

Para o plantio em um vaso, use terra comum, porém, rica em material orgânico. Com pouco mais de 1 metro de altura, ela já estará pronta para o transplante para o jardim, caso esteja ainda em um vaso. Mas atenção que o transplante deve ser feito sempre no inverno, quando ela já perdeu as folhas.
A adubação pode ser com substrato orgânico, mas é interessante implementar adubo a base de fósforo para o melhor florescimento, como também a base de nitrogênio para o crescimento da árvore. Além disso, faça a adubação entre a primavera e o outono.
A rega deve manter o solo sempre úmido, porém, não encharcado, então, é importante que a terra ou substrato tenha boa drenagem. Ao perceber que a terra ficou mais seca, proceda à rega o suficiente para recuperar e umidade.

Por se tratar de uma árvore de origem de regiões tropicais, ela não tem problemas com excessos de luz, nem de ficar diretamente exposta ao sol. No entanto, em dias mais quentes, verifique sempre a necessidade de repor a umidade da terra para não prejudicar a saúde da árvore.

Confira mais: Chá da folha de laranja: veja os principais benefícios desse ingrediente natural
As podas devem ser em momento específico e delas podem ser feitas mudas
A poda serve para manter a saúde da árvore e pode gerar mudas para replantio. Há certos cuidados na hora de realizar a poda. Faça cortes precisos, de 45 graus e perto de um nó. A poda feita no inverno, também serve para manter a árvore em certo tamanho e volume.

As mudas são as partes dos galhos podados que gerarão novas árvores. Deixe-as descansando por, pelo menos 24 horas, depois, proceda o plantio em vasos. Quando estiver no tamanho certo, faça o transplante da muda para o solo do jardim.

Com esses simples cuidados, você irá desfrutar dessa bela planta, do perfume e da beleza delicada de suas flores, em todas as primaveras. Para mais detalhes de como ter essa árvore saudável e produzindo belas flores, assista ao vídeo do canal do YouTube “Nô Figueiredo” que segue abaixo.

Não deixe de ver: Como plantar acerola em vaso: veja um passo a passo simples e prático

Comentários estão fechados.