Dente-de-Leão: a planta certa para o seu equilíbrio alimentar

Entenda como alimentar-se adequadamente desta planta

Ter uma horta em casa é de grande valia quando pode-se ter uma planta e com ela poder alimentar-se de maneira saudável. Como a dente-de-leão auxilia na alimentação, podendo fazer parte de diversos pratos na culinária brasileira, ela é vista também como uma planta medicinal.

Nesta quinta-feira, dia 3 de março, aqui no ‘blog’ Vida de Casa, você vai descobrir algumas características da planta, assim como, seus benefícios para a saúde do ser humano. Ela é de grande utilidade, pois não serve apenas como alimento, mas também, como remédio.

Veja só: Peperômias: aprenda a cuidar delas e tenha plantas encantadoras
Características da planta
Trazida para as terras brasileiras, esta planta proliferou-se com muita facilidade. É necessário observar bem seus detalhes físicos, pois ela se parece com o Radici, Serralha e com a Serralha Brava. Isto muitas vezes, pode até confundir as pessoas.

Entretanto, a planta Dente-de-Leão, comparando-a com o palmo da mão, é considerada relativamente grande, com cerca de 5 cm e diâmetro. Além disso, ela possui apenas um talo. Esse talo dá uma única flor grande.

Planta Dente-de-Leão Planta Dente-de-Leão

Sua cor principal é amarelo, porém, não é difícil encontrar plantas brancas também. Suas folhas passam de 30 cm de comprimento, com detalhes nas laterais e não possui espinhos. É uma planta macia e comprida. A ponta das folhagens tem a forma de triângulos. O talo fica sempre na altura do chão, sendo uma planta rasteira e com folhas abertas. Somente a flor cresce.

Leia também: Plantas de médio porte para casa e jardim: lindas e fáceis de cuidar
Conheça um pouco mais sobre os benefícios da planta Dente-de-Leão
Em seu aparato medicinal, a planta auxilia problemas no fígado, no estômago, para inflamações, febre, diabetes, colesterol. Pode-se utilizar as suas folhas, assim como, a sua raiz. Cresce nos jardins e calçadas, sua flor é doce podendo servir como alimento, empanadas.

As folhas grandes tornam-se mais amargas, sendo muito utilizadas em saladas, podendo ser refogadas. Possui ferro e cálcio em sua composição, auxiliando em uma dieta equilibrada. Ela estimula a atividade no fígado, pois seu chá auxilia no metabolismo hepático da pessoa, ou seja, as toxinas são eliminadas.

Por esse motivo, ela favorece a digestão de gorduras. Porém, ela não é uma planta recomendada em casos de gravidez ou em tratamentos com antibióticos, medicamentos a base de tílio e protetores gástricos. No canal Dr. Dayan Siebra, você vai conhecer mais sobre a planta e sua propriedades nutricionais.

Saiba mais: Bokashi: conheça esse adubo e comece a utilizá-lo nas suas plantas

 

Comentários estão fechados.