Íris da praia: conheça essa planta rústica nativa da América do Sul e aprenda como cuidar

Suas flores mesclam tons entre o azul e o lilás

Brusque – Santa Catarina, segunda-feira, 21 de março – A Íris da praia é uma planta natural do território sul-americano e que oferece um visual rústico ao ambiente. Acompanhe nosso artigo de hoje e descubra como cuidar dessa planta.

Ela possui flores bastante chamativas, devido a suas cores que mesclam tons entre o azul e o lilás. O que torna essa espécie ainda mais diferente é que suas flores duram em média apenas um dia, aumentando o charme e a raridade de sua beleza. Assim, o Vida de Casa mapeou os pontos principais na hora de cuidar dessa planta.

Veja também: A Ficus pumila não necessita de tantos cuidados para sobreviver, saiba como cultivar essa trepadeira
Como cuidar corretamente da Íris da praia
Embora sua floração seja mais rara, sua estrutura e folhagem laminar escura também lhe confere um visual agradável e diferente de outras plantas tradicionais. Então, para dar ainda mais destaque para a Íris da praia, uma boa alternativa é cultivá-las em conjunto no jardim. Afinal, trata-se de uma espécie que mescla rusticidade e beleza, conforme o relatado por João Mathias, da revista Globo Rural, em março de 2019.
Temperatura e ambiente mais adequado para a Íris da praia
A Íris da praia é totalmente adaptada ao clima tropical e subtropical, por isso não consegue suportar as regiões com baixa temperatura. Assim, o ideal é um cultivo em áreas de boa exposição solar ou com meia sombra. De todo modo, proporcionar um espaço ventilado e iluminado faz toda a diferença para o seu desenvolvimento.

Por seu pequeno porte, também é uma alternativa interessante para se cultivar dentro de casa, desde que haja a iluminação natural necessária. Essa é uma recomendação, aliás, em regiões mais frias que não irão oferecer as melhores condições para que ela cresça no jardim.

Leia mais: Coração-magoado: veja como cuidar corretamente dessa planta exuberante
Solo e irrigação mais recomendado
Sua adaptação ao longo de sua evolução a faz ser uma planta totalmente favorecida pelo terreno bem fértil. Afinal, essa é uma característica das espécies tropicais. Dessa forma, uma mistura de substrato orgânico, húmus, esterco e terra é o mais recomendado.

Outro ponto também muito interessante a se levar em consideração é que a Íris da praia gosta também de uma adubação à base de farinha de ossos. Assim, ela conseguirá os nutrientes necessários para uma floração mais eficiente.

Já quanto à irrigação, ela deve acontecer de forma diária, ou ao menos sempre que o substrato estiver seco. Com isso, há muitas variações a depender da época do ano ou do local onde ela está plantada. Acompanhe mais detalhes no vídeo do canal “Jardim da Mari Sol”:

Confira: Heliconia: aprenda de vez como cuidar corretamente dessa planta

Comentários estão fechados.