3 dicas preciosas para você acertar na hora de regar as suas suculentas

São plantas peculiares que requerem cuidados um pouco diferentes

Quem já cuida das pequenas suculentas em casa sabe, elas são plantas que requerem cuidados especiais. O solo deve ser um pouco mais arenoso, a luminosidade necessária varia, preferem ambientes de umidade baixa, mas e em relação à rega? Nessa quarta-feira, 23 de fevereiro, você aprenderá 3 dicas de ouro que te auxiliarão a regar corretamente suas suculentas.

As plantas suculentas se adaptaram durante milênios em ambientes áridos, de baixa umidade relativa e com pouco acesso à água. Por isso, é de se entender que o grupo desenvolveu adaptações para conservar água por mais tempo. Suas folhas são mais grossas, robustas e o espaçamento entre elas é menor. Para mais informações sobre o cultivo de suculentas acesse o Vida de casa.

Veja também: suculentas: veja como cultivá-las na sua casa da melhor forma

3 dicas preciosas para você acertar na hora de regar as suas suculentas - Reprodução Canva 3 dicas preciosas para você acertar na hora de regar as suas suculentas – Reprodução Canva
Sol e sombra
As suculentas são divididas em 2 grupos em relação à sua necessidade de luz. As que se desenvolvem em sol pleno e as que se desenvolvem em meia sombra. A primeira dica é descobrir qual é o tipo que você cultiva em casa para adequar sua frequência de rega.

As que ficam em sol pleno vão pedir água mais rapidamente. Já as que ficam em meia sombra pedirão uma rega mais espaçada. Dessa forma, cheque o solo com a ponta dos dedos e veja se já está completamente seco antes de realizar a próxima rega.
Excesso de água
Quando erramos na frequência de rega, regando mais do que o necessário, deixamos o solo sempre úmido. Isso é péssimo para as suculentas visto que suas raízes correm o risco de apodrecer e morrer! Esse grupo de plantas precisa de períodos de solo seco para que suas raízes possam se manter saudáveis. Sempre avalie o solo antes de realizar a próxima rega.

Leia também: suculentas coloridas? 2 segredos para deixar suas suculentas mais vermelhas e alaranjadas
Quantidade de água
Enfim, quando for regar, regue abundantemente! Isso simula seu ambiente natural! Desde que tenha fornecido um solo com boa capacidade de drenagem, não economize na quantidade. Assim, a planta conseguirá absorver a quantidade necessária para seu desenvolvimento. Não fique com medo de excesso de água e sim de excesso de FREQUÊNCIA de rega. Em ambientes desérticos, quando chove, chove mesmo! Use o regador em vez de um borrifador.

E aí, curtiu? Por fim, veja o vídeo do canal Cultivando e descubra mais dicas sobre a rega das suculentas.

Você também pode gostar: como nutrir as suas plantas suculentas? Aprenda as melhores estratégias

Comentários estão fechados.