Veja agora: dicas para otimizar espaço dentro de casas pequenas

Casas pequenas pode ter estilo e espaço

Aqueles que moram em casas pequenas ou apartamentos, geralmente, sofrem com as limitações de espaço, mas, nem sempre isso é necessariamente algo negativo. Afinal de contas, contribui para que os moradores tenham somente o necessário. Pensando nisso, trouxemos neste domingo, 19 de dezembro, algumas dicas para ajudar a aproveitar o seu pequeno lar.

Visto isso, visando contribuir com o lar dos leitores, foram apuradas as melhores dicas sobre otimização do espaço para casas pequenas pela equipe do blog Vida de Casa nessa edição do Site Diário Prime.

Leia mais: Conheça algumas plantas que você pode plantar em casas pequenas e deixe seu ambiente mais agradável

casas pequenas Casas Pequenas podem ser charmosas e funcionais se bem decoradas

Pode te interessar: como Germinar Sementes De Uva? Mais Fácil Que Colher Caju Maduro No Pé
Afinal, como otimizar o espaço em casas pequenas?
Antes de mais nada, para estabelecer um uso otimizado do espaço de uma casa, é preciso estabelecer alguns critérios. Esses critérios não são absolutos visto que podem variar conforme o perfil de cada morador. Mas, de qualquer forma, os critérios são os seguintes:

Necessidade
Usabilidade (praticidade)
Design

“O necessário, somente o necessário. O extraordinário é demais”. Como é dito no clássico “Mogli, O Menino Lobo”, o necessário pode ser melhor que o extraordinário. E por extraordinário entende se tudo aquilo que não se encaixa dentro daquilo capaz de suprir as necessidades básicas de uma casa. Como, por exemplo: para alguns, uma casa deve ter um espaço confortável, ergonômico e útil para todos os moradores.

Por isso, a seguir estão algumas maneiras de definir o que é necessário, útil e bonito. O que se faz necessário dentro de uma casa? Simples! Tudo aquilo que é habitualmente usado: sofá, cadeiras, fogão, geladeiras, etc. Como pode-se perceber, tudo aquilo que é aparentemente básico para se viver com dignidade se encaixa no necessário.

Mas, vale lembrar que aquilo que poupa tempo também se faz necessário. Portanto, para estabelecer o critério da necessidade, tudo que os moradores precisam pensar é em como a casa pode contribuir para otimizar a rotina. Em seguida, a próxima dica é uma das mais importantes: a usabilidade. Ou praticidade das coisas alocadas num cômodo.

Basicamente, para usar o critério da usabilidade deve-se colocar numa lista tudo aquilo que um objeto, móvel, decoração ou eletrodoméstico pode fazer. Se o item for obrigatório, ou seja, se estiver nas necessidades, implica-se que este já é “fixo” na lista. Agora, se um item com uso semelhante a outro apresenta menos utilidade, nada mais justo do que cortá-lo da lista.
E para finalizar
Por fim, mas não menos importante, entre o critério do design. Bom, isso cabe ao leitor definir, visto que este diz respeito a seu estilo e personalidade. Mas já que o tema é otimização de espaços para casas pequenas é bom deixar claro que “menos é mais”!
Veja também: 14 IDEIAS PARA SUA CASA PEQUENA: Aproveite melhor os espaços

Saiba mais: Lua Nova É Ideal Para Se Plantar? Confira O Que Descobrimos

Comentários estão fechados.