Confira algumas dicas essenciais para você economizar água em casa

Confira algumas dicas simples para economizar água

Manaus, sexta-feira, 15 de abril, por Jonas Santos – Economizar água é muito importante atualmente. Visto que, a qualquer momento podemos perder este bem natural para sempre. A água é um dos recursos naturais que mais dá sinais que não vai durar por muito tempo. Isso acontece por conta do uso desnecessário e também às intervenções humanas no meio ambiente. Por isso, nós do Vida de Casa trouxemos algumas dicas a você de como economizar água com simples atos.

A água é essencial para diversas finalidades. Pode ser utilizada desde atividades do dia a dia até para o desenvolvimento econômico de um país. Afinal, a água é importante para inúmeros processos industriais como na produção de alimentos, geração de energia, etc. Portanto, saiba agora como economizá-la para não sofrer problemas no futuro.

Veja depois: Conheça a Palmeira Cica, uma planta que de palmeira não tem nada
Dicas de como economizar água
1 – Cronometre o banho
Para economizar água, é necessário cronometrar ao usá-la. Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Portanto, se você reduzir esse tempo para 5 minutos utilizará apenas 45 litros. Por isso, o ideal é optar por banhos rápidos e durem o tempo necessário para higienizar o corpo. Além disso, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo ou ao ensaboar-se para diminuir os litros de água gastos.
2 – Desligue a torneira ao escovar os dentes
Desligar a torneira ao escovar os dentes também é uma ótima maneira de economizar água. As torneiras também são responsáveis pelo desperdício. Além disso, ao escovar os dentes e lavar o rosto com a torneira aberta podem ser gastos 12 litros de água. Portanto, é recomendado que feche-as bem sempre que não estiver usando água.
3 – Fechar as torneiras ajuda a economizar água
Fechar bem as torneiras é algo que fara muita diferença na hora de economizar água. Torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Por isso, é fundamental realizar a troca ou conserto da torneira assim que perceber esse problema. Entretanto, se for demorar alguns dias para consertar é melhor recolher a água para ser possível reutilizá-la.
4 – Ensaboe todas as louças de uma só vez
Outra forma importante para economizar água é ensaboar as louças todas juntas. Por isso, antes de lavar a louça você pode retirar os restos de comida com o apoio de guardanapo ou toalha. Após isso, pode ensaboá-las de uma só vez com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Você pode lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Deste modo, a gordura não se espalha para os outros itens.

Veja também: Conheça a colar de tartaruga! Uma planta simpática e fácil de cultivar

Enfim, estas foram diversas formas de como você pode economizar água em casa. Quanto menos utilizar água, melhor. Portanto, feche as torneiras quando não estiver usando. Evite também demorar no banho para não desperdiçar em excesso. Além disso, você pode incentivar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. Para finalizar, fique com esse vídeo do YouTube: como economizar água? 10 dicas práticas.

Confira agora: Confira 3 dicas infalíveis para você organizar a geladeira com praticidade

Comentários estão fechados.