Como economizar alimentos: veja 3 dicas simples para evitar desperdícios

Essa é uma questão fundamental na sociedade atual

Saber como economizar alimentos é indispensável na sociedade atual. Afinal, é preciso levar em consideração fatores sociais e humanísticos, e também questões econômicas familiares. Nessa segunda-feira, dia 28 de fevereiro, você vai conferir dicas básicas para evitar o desperdício de alimentos.

Embora os humanos produzam uma grande quantidade de alimentos, uma boa parcela disso acaba indo para o lixo. Assim, a economia de alimentos é uma preocupação real e que deve contar com a colaboração de todos. Por isso, o Vida de Casa irá mostrar 3 dicas básicas para essa economia.

Veja também: Quais são os 5 alimentos venenosos que você deve evitar, veja a lista (diarioprime.com.br)
3 dicas de como economizar alimentos
Essas são três dicas realmente muito simples, mas que geram uma economia significativa no final das contas. Afinal, são justamente através dos pequenos pontos que se consegue atingir um objetivo maior. Assim, a economia de alimentos acontece por meio de atitudes básicas.
Aproveitar melhor o alimento
A primeira dica de como economizar alimentos é simplesmente aproveitá-los com mais eficiência. Nesse caso, essa dica refere-se ao fato de consumir quase todo o alimento, mesmo algumas partes menos convencionais. Com isso, um bom exemplo é em relação às cascas das frutas, que cada vez mais estão sendo aproveitadas.

Vale lembrar que são nas cascas de muitas frutas e verduras onde se encontram boa parte de seus nutrientes. Assim, não faz muito sentido desperdiçá-las. Então, para isso, basta buscar receitas que utilizem esses ingredientes, como doces de casca de melancia, bolos e doces com casca de laranja, etc.

Confira: Acabou a energia? saiba quanto tempo os alimentos podem ficar fora da geladeira (diarioprime.com.br)
Calcular melhor as quantidades
Já para a segunda dica de como economizar alimentos, é preciso levar em consideração que a maioria das refeições segue padrões dentro de cada casa. Afinal, cada família tem suas rotinas e alimentos preferidos. No entanto, o responsável por fazer as refeições consegue ter em mente quantas pessoas fazem parte da família.

Assim, a chave é justamente calcular com mais precisão a quantidade ideal em cada refeição. Afinal, todos os dias as mesmas pessoas consomem os alimentos, sendo possível saber aproximadamente uma quantia padrão do que será necessário. Dessa forma, não há a necessidade de fazer mais do que realmente se consome.
Aproveitar melhor as sobras
Claro que o ideal é sempre fazer apenas a quantidade de alimentos necessária. No entanto, quando isso não for possível, é preciso utilizar melhor esse excedente, e não simplesmente descartá-lo porque ninguém irá consumir no momento. Essa é uma dica comum, mas realmente muito eficiente.

Assim, basta simplesmente conservar esse alimento para que ele possa ser consumido depois. Ou também é possível reaproveitá-lo em alguma outra receita. Nesse caso, o caldo de verduras ou de carne, por exemplo, pode servir para cozer o arroz.

Para aprender mais dicas de como economizar alimentos, basta assistir o vídeo do canal “A Dica do Dia com Flávia Ferrari”:

Leia mais: Descubra agora quais são os 5 alimentos ricos em proteínas; saiba mais – Vida de Casa (diarioprime.com.br)

Comentários estão fechados.