Conheça a Palmeira Cica, uma planta que, de palmeira, não tem nada

Entenda o porquê dessa confusão

São Paulo, quinta-feira, 14 de abril, por Lucca Ranoya – A Cica, que também é conhecida como Palmeira Cica, é uma espécie de planta da família das cicadáceas. Por isso, apesar da planta levar no nome, a identificação de palmeira, ela nem parente é dessas outras espécies perenes, que estão classificadas como Arecáceas.

Mas, deixando toda essa ciência de lado, hoje vamos abordar a parte mais interessante dessa história. Nesse artigo, você aprenderá as características mais marcantes e curiosidades principais dessa espécie de planta, a Palmeira Cica! Portanto, fique aqui conosco! O Vida de Casa é um blog que compartilha diariamente conteúdos gratuitos sobre jardinagem e cultivo de plantas ornamentais. Se quiser saber mais, acesse o link e tenha acesso a todo esse rico material.

Leia depois: 4 dicas para iniciantes no cultivo de plantas: descubra os cuidados

Conheça a Palmeira Cica, uma planta que de palmeira não tem nada - Reprodução Canva Conheça a Palmeira Cica, uma planta que de palmeira não tem nada – Reprodução Canva
Curiosidades sobre a Cica
A Palmeira Cica é uma planta arbusto, de crescimento muito lento. Seu caule apresenta uma coloração marrom, com textura semilenhosa, que cresce de uma forma ereta e vertical. Enfim, uma curiosidade sobre as Cicas é que seu crescimento geralmente se limita a 1 centímetro por ano!

Além disso, a Cica é uma planta nativa da Ásia, que pode chegar aos 2 metros de altura, ainda que a média de altura da espécie varia entre 1 metro a 1 metro e meio. Suas folhas crescem para os lados e para cima, de uma forma transversal, exibindo um formato parecido com uma pena e apresentando uma textura bem rígida.

Aliás, a semelhança da espécie com as palmeiras, se dá pela forma com que suas folhas verdes, escuras e duras, crescem. Elas despontam do caule central e formam uma espécie de coroa no topo, que geralmente abriga suas inflorescências, bem lindas visualmente, como mostra a foto acima.

Você também pode gostar: Plantas de sombra: veja quais são elas para usar no quarto, cozinha e sala

Em último lugar, a Cica floresce somente quando a planta já está adulta e madura o suficiente para reproduzir. Isso pode demorar anos para ocorrer. Ademais, outra peculiaridade que essa planta apresenta é notada durante a sua floração. Nesse período, suas flores exalam um perfume amadeirado, bem agradável, que tem o objetivo de atrair os insetos polinizadores da espécie!

Interessante não é? Por fim, fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” e descubra mais informações sobre as Palmeiras Cicas e outras dicas de cultivo.

Veja também: Quais são as plantas mais venenosas do mundo? Veja dicas e práticas agora

Comentários estão fechados.