Como fazer uma conserva de pimenta: descubra a técnica perfeita para criar as melhores conservas

Praia Grande, 01 de junho de 2022, Thaís Martiniano – Quem gosta de cozinhar sabe que uma pimentinha não pode ficar de fora das mesas brasileiras. Assim, criar  maneiras de incluir esse ingrediente, como fazer uma conserva de pimenta, acaba enriquecendo ainda mais o cardápio. Por isso, o blog Vida de casa trouxe a receita dos especialistas para preparar esta iguaria.

Afinal, para aprender como fazer uma conserva de pimenta é bem fácil e simples, deixando sua comida ainda mais saborosa. Então, se quiser conferir por onde começar e quais as etapas para preparar conservas em casa, é só continuar acompanhando. Deixamos tudo o que precisa saber para arrasar na cozinha ao longo desta matéria.

Então, aproveite para ler também: Pimenta: aprenda a plantar essa espécie de um jeito simples; Saiba mais.

Quais os benefícios das conservas de alimentos?

como fazer uma conserva de pimenta
Como fazer uma conserva de pimenta: descubra a técnica perfeita para criar as melhores conservas – Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

As conservas de alimentos são formas naturais de prolongar a vida útil desses ingredientes. Saborosas e fáceis de fazer, possuem várias vantagens para o organismo (e o bolso), conforma aponta Simone Cunha, na matéria de colaboração para o portal VivaBem, da Uol, em 9 de fevereiro de 2021. Mas não é somente esse ponto positivo de aprender como fazer uma conserva de pimenta e outros itens. Veja mais 5 benefícios que esses componentes podem trazer:

  1. Diminuem o teor de sódio dos ingredientes;
  2.  Não possuem aditivos, conservantes ou corantes;
  3. Você participa de todo processo de criação, sabendo o que está comendo;
  4. Alguns alimentos possuem quase o mesmo valor nutricional da versão fresca;
  5. Aumentam em até 4 vezes o tempo de uso dos componentes.

Como fazer conserva de pimenta no azeite?

Então, agora que você já conhece as vantagens desses alimentos, vamos aprender como fazer uma conserva de pimenta no azeite? Para começar, são necessários 250gr de pimenta (da sua preferência, mas indicamos a dedo-de-moça). Lave bem e coloque em uma travessa, jogando água fervente em cima logo em seguida. Tampe e deixe descansar por pelo menos 20 minutos. Esse processo se chama branqueamento, eliminando grande parte dos microrganismos.

Enquanto isso, aproveite para ferver o recipiente onde irá colocar sua conserva. Afinal, é preciso manter limpo e esterilizado para evitar que estrague. Depois disso, coloque as pimentas para escorrer e coloque no pote. Então, adicione 1 colher de chá de sal, 15 ml de vinagre branco e complete com azeite (aproximadamente 180ml). É preciso que as pimentas fiquem totalmente cobertas com a mistura. Deixe descansar por 10 dias antes de consumir, para ter mais sabor.

Assim, você pode gostar dessas dicas também: Descubra como fazer conserva de legumes para não perder mais nenhum alimento; Confira agora.

Quanto tempo de validade tem uma conserva de pimenta?

Após aprender como fazer uma conserva de pimenta, é importante saber qual a validade do produto final. Segundo a Engenheira de alimentos Maria Assima Bittar, durante entrevista para a jornalista Danielle Oliveira, no portal G1, da Globo, essas conservas podem durar até seis meses. Porém, para isso é preciso manter fechadas, em local fresco e seco. Assim que abertas, precisam ser consumidas em até 15 dias, para evitar problemas com intoxicação alimentar.

Afinal, veja mais sobre conservas caseiras: Como plantar batata inglesa dentro do vidro de conserva, veja dicas mais fáceis do mundo.

comentários
Loading...