Babosa, a Aloe vera, aprenda a plantar em casa e usar na pele e cabelos

A Babosa é uma planta medicinal, usada principalmente na pele e cabelos

Hoje, dia 24 de fevereiro, vamos saber mais sobre a Babosa, a Aloe Vera, uma planta medicinal usada principalmente em rituais de beleza. A Babosa é uma planta suculenta, parecida com um cacto, que também é usada como ornamental, cresce e se desenvolve facilmente em vaso, dentro de casa. A Babosa é um hidratante natural.

Você conhece a Babosa? Quer aprender a cultivar em casa e usar em seus rituais de beleza? Acompanhe essas e outras dicas no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime. Você vai descobrir como cultivar a Babosa dentro de casa em vasos, bem como usar em seus rituais de beleza, na pele e cabelos.

Veja também: Bateu aquela fome? Aprenda a fazer o bolo de caco, uma deliciosa iguaria Nordestina.

Babosa, a Aloe vera, aprenda a plantar em casa e usar na pele e cabelos. Reprodução: Canva. Babosa, a Aloe vera, aprenda a plantar em casa e usar na pele e cabelos. Reprodução: Canva.

 
Como cultivar a Babosa?
Por ser uma planta suculenta, isto é, da família dos cactos, a babosa é muito fácil de ser plantada e mantida. É uma planta de sol, não tolera umidade em excesso, e deve ser mantida em local arejado, de preferência a sol pleno, mas pode ser cultivada dentro de casa, em espaços mais iluminados, próximos a janelas.

Para plantar a babosa você vai precisar fazer o seguinte: 1 vaso médio com furos, preencha 1/3 do vaso com seixos ou pedras, use terra de jardim para completar o vaso. Depois disso, basta planar um “filhote”, uma folhinha arrendondada com raiz; ou usar um pedaço da folha de babosa e colocar na terra, vá acompanhando e apenas mantenha o local úmido, para evitar o apodrecimento da planta. Você também pode deixar o pedaço da planta em um copo com a base na água, até criar raiz, e depois transferir para o vaso.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: meditação: descubra os benefícios dessa prática milenar muito poderosa!

A babosa deve ser usada de preferência em uso tópico, isto é, não deve ser ingerida. No entanto, alguns naturalistas têm divulgado benefícios de consumo da babosa, principalmente na forma de suco. Mas, aqui vamos tratar apenas do uso da babosa na forma tópica, ou seja, seu uso externo.
O jeito certo de usar nos cabelos
Em primeiro lugar, você não deve suar a babosa de qualquer jeito, fique atento, pois a parte da planta que possui propriedades benéficas é a polpa e não a “baba”, esta pode ser extremamente tóxica. Portanto, para extrair a polpa, faça um corte na casca e deixe escorrer toda a baba, para isso, você pode usar um copo.

Nos cabelos, a babosa hidrata, controla a oleosidade, elimina caspa, reduz a queda e protege dos raios UV. Mas, como usar? Faça um gel de babosa, usando a polpa de 1 folha e um copo (250 ml) de água e bata no liquidificador. Para usar o gel, lave bem os cabelos e aplique em toda a extensão dos fios, evitando o couro cabeludo, deixe agir por 30 minutos e enxágue. Você também pode usar o gel com máscara capilar, usando proporções iguais.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: Aprenda a fazer o Overnight oats, “aveia dormida”, ideal para um café da manhã saudável
Como usar babosa na pele
Usar Aloe vera na pele é fácil e possui inúmeros benefícios, pois ajuda a controlar a oleosidade, reduzir linhas e rugas, manchas e controla a acne. Use o gel puro para hidratar e cicatrizar a pele; para aliviar queimaduras; com açúcar para esfoliar.

Comentários estão fechados.