Renda-portuguesa: aprenda os cuidados básicos dessa bela samambaia

A renda-portuguesa, apesar do nome, tem origem na Oceania. Hoje vamos ensinar você a plantar essa samambaia

A renda-portuguesa, apesar do nome, tem origem na Oceania. Mas você não está aqui para aprender sobre história, certo? Hoje, dia 11 de março de 2022, sexta-feira, vamos ensinar você a cultivar essa samambaia. Faça uma boa leitura.

Ah, mas antes, temos mais uma dica. Acompanhe o blog Vida de Casa. São mais de 30 matérias por dia ensinando sobre diferentes cuidados com plantas. Ensinamos do básico, que é preparar um vaso, a grandes pés de cravo. Mas agora, vamos à renda-portuguesa. Faça uma boa leitura!

Leia também: linhaça: um alimento nutritivo e um antioxidante poderoso, veja mais benefícios
Qual o tamanho da samambaia renda-portuguesa
A renda-portuguesa pode atingir de 20 a 40 cm de altura. Dependerá de como e onde você a cultivar. Se for plantada em vasos pequenos, atingirá alturas pequenas como consequência, por exemplo. Ainda que essa seja sua altura, seus rizomas, contorcidos no solo, chegam até 60 cm.

Conheça: plantas que gostam de sol: conheça quais são as espécies mais indicadas

Terra e adubação
O solo que você quer para sua renda-portuguesa é algum que retenha bem a umidade. Porém, ele não pode ficar encharcado após a rega. Use boas drenagens no vaso. Você pode usar argila, pinus ou até isopor. Mas não esqueça de usar uma manta de drenagem para não afogar a planta.

Já a nutrição da renda-portuguesa deve ser feita com substrato rico em matéria orgânica. Na natureza, ela se alimentaria de frutos, galhos e folhas caídos sobre os rizomas. Em casa, você não pode ter uma floresta, mas pode oferecer substrato que misture turfa, argila e areia. As proporções são iguais.

Por fim, a fertilização. Ela deve ser feita em seu período de crescimento. Ou seja, no começo da primavera e o fim do outono. E apenas uma ou duas vezes por mês. Nesse período, se as folhas pararem de nascer e crescer, é porque tem muito fertilizante. Só fertilize plantas desenvolvidas.
Luz, clima e irrigação
A renda-portuguesa não é muito fã de frios extremos ou luz direta. Abaixo de 13 graus, não se desenvolve. Sob o sol forte, suas folhas queimam e não nascem novos brotos. O certo é deixá-la sob meia sombra. Seus locais caseiros preferidos são garagens, varandas e ambientes internos.

Como é uma planta de floresta equatorial e que cresce sobre outras, ela gosta de ambientes úmidos. Regue todos os dias, de primavera a outono, mas nunca apenas o solo. Borrife água sobre toda a renda-portuguesa. Ah, mas no inverno, regue um dia sim, um dia não.
Evite a queda de folhas da sua renda-portuguesa
Há alguns cuidados que você precisa ter no cuidado com a sua renda-portuguesa. Um dos problemas mais comuns é a queda de folhas. As causas são várias e cada uma tem uma prevenção. Assista ao vídeo abaixo, do canal Orquídeas em ação, sobre como resolver esse problema.

Confira: plantas para jardim: descubra quais são as espécies mais indicadas para esse local

Comentários estão fechados.