Lâmpadas queimadas: veja como fazer o descarte correto é importante

Veja a importância de saber fazer o descarte correto das lâmpadas queimadas

Brusque – Santa Catarina, quinta-feira, 24 de março – Saber descartar o lixo produzido dentro de casa é fundamental e o mesmo serve para as lâmpadas queimadas. Grande parte da população ainda faz o descarte desse material no lixo comum. O que é muito errado e pode prejudicar não só o meio ambiente, como a saúde das pessoas.

As lâmpadas queimadas exigem cuidados especiais na hora de descartar principalmente por serem consideradas um resíduo perigoso. O Vida de Casa ressalta a importância de separar o lixo e também, como dar um destino correto para esse tipo de material.

Leia mais: Passo a passo para cultivar samambaias: aprenda agora os cuidados

Componentes nocivos das lâmpadas queimadas

Cada tipo de lâmpada possui componentes diferentes. No caso das lâmpadas queimadas do tipo fluorescentes, o principal componente que pode causar dano é o mercúrio. Se descartado no lixo comum, a substância pode contaminar o solo e consequentemente a água. Causando danos irreversíveis.

O mercúrio é uma substância altamente contaminante para o meio ambiente. Sendo assim, existe a maneira correta para destinar esses materiais. Portanto, o ideal, é sempre procurar por um posto de coleta no município e levar as lâmpadas queimadas até lá ou solicitar a retirada.

Tipos de lâmpadas

No mercado existem vários tipos de lâmpadas diferentes, sendo algumas delas mais sustentáveis do que outras. No caso das lâmpadas de LED, que são mais ecológicas pela economia de energia, se tornam uma ideia melhor principalmente por ter 98% dos seus materiais recicláveis. Além disso, ela não possui qualquer tipo de metal pesado.

Entretanto, no caso de lâmpadas queimadas do tipo incandescentes, é preciso saber fazer o descarte corretamente. Sendo assim, essa lâmpada é proibida no Brasil, pelo seu alto consumo de energia e também por não ter nenhum componente reciclável.

Enquanto isso, as lâmpadas fluorescentes é uma das mais comuns dentro das casas brasileiras. Mas, também é mais eficiente energeticamente e mais econômica. Contudo, ela possui o mercúrio, como já foi mencionado e é perigosa para o meio ambiente, assim como é dito no blog Ecycle.

Entenda mais sobre o assunto: Tipos de lixo: aprenda quais são as suas principais categorias

Lâmpadas queimadas e quebradas

O ideal para fazer o descarte correto de todas as lâmpadas, é reservar uma caixa de papelão ou um recipiente mais resistente e deixar separado do lixo comum e da reciclagem. Assim que a caixa estiver cheia ou for necessário fazer o descarte, levar o pacote até o centro de coleta.

Algumas lojas que fazem a venda desse tipo de produto, também recolhem as lâmpadas queimadas. Portanto, para tirar a dúvida durante a compra, basta perguntar se lá é um ponto de coleta. Veja mais informações no canal do YouTube eCycle.

Confira: Lustre de palha é tendência na decoração, veja como fazer o seu

Comentários estão fechados.