Gatos na horta: saiba como afastar os bichanos de seus canteiros

Confira algumas dicas que vão ajudar você a se livrar dessa dor de cabeça.

Gatos na horta pode ser um grande problema para muitas pessoas, mas nesta quinta-feira, 04 de novembro, aqui no blog Vida de Casa, do site Diário Prime, vamos te ajudar por meio de algumas dicas. Não chegam a ser uma praga, mas nossos pets, principalmente, os gatos podem interferir ou acabar de vez com a sua horta. Por isso, usar pesticidas não é bom por causa dos gatos, claro, mas a proteção das plantas também é importante.

Dessa forma, a melhor dica é criar artifícios para espantar os bichanos, dado que algumas espécies de plantas podem ser até tóxicas para eles. Confira, portanto, como não ter seus Gatos na horta com as dicas que daremos a seguir.

Não deixe de ver: Coisas que pais de plantas têm que ter: confira 5 dicas imperdíveis

Gatos na horta saiba como afastar os bichanos de seus canteiros (Reprodução Canva Pro) Gatos na horta saiba como afastar os bichanos de seus canteiros (Reprodução Canva Pro)
Plantas que são repelentes naturais
Um “superpoder” dos felinos é justamente o seu olfato apurado. Os gatos são pets ágeis, flexíveis e possuem olfato e audição muito superiores a nós, humanos. O olfato deles é tão potente que algumas fragrâncias se tornam insuportáveis.

Conheça algumas plantas que estão entre as melhores maneiras de como espantar gatos da horta sem prejudicá-los:

Arruda: conhecida por espantar maus espíritos, também espanta os gatos da horta;
Alecrim: tempero fácil de encontrar em qualquer casa, ele pode ser seu aliado para espantar os felinos;
Capim-limão: por não gostarem de cheiros cítricos, essa é uma ótima opção para manter os gatos distantes;
Citronela: mais conhecida por afastar insetos, a citronela também espanta gatos;
Hortelã: outro tempero popular na cozinha e ainda mantém os peludos afastados;
Lavanda: mais conhecida como alfazema e gatos não gostam muito da fragrância de suas flores roxas.

Ademais, leia também: Como cultivar plantas para jardim dentro de casa que purificam o ar e decoram ao mesmo tempo
Gatos na horta podem ser impedidos com barreiras físicas
Se os repelentes naturais não surtirem efeito, a dica é pensar em uma barreira física. Gatos não gostam de ficar trancados em um espaço delimitado e sempre encontram uma maneira de sair. Assim, se não se pode trancá-los, tente uma dessas maneiras de salvar a sua horta:

Cerca: pular uma cerca pode não ser muito difícil para um gato, mas não podemos esquecer do fator “preguiça” e que eles buscam pela comodidade. O bichano pode acabar desistindo sabendo que terá que passar por um obstáculo toda vez que quiser chegar à horta.
Pedras e pedregulhos: a patinhas dos felinos são bem delicadas, portanto, colocar algumas pedras no caminho pode ser uma solução, já que muitos evitam pisar em pedras e outras superfícies ásperas.
Regadores: gatos são conhecidos por não serem muito fãs de água, então, assim que perceber que o jardim é um espaço com regas regulares, ele provavelmente não vai querer voltar para aquele local.

Uma boa qualidade de vida
Primeiramente, é bom saber que os gatos são conhecidos por gostarem de passear livres. Ademais, gostam de passar alguns minutos ao lado de algumas flores. Entretanto, o que não é saudável é que ele invada esses espaços de flores e destrua, coma ou até mesmo faça suas necessidades nela.

Quando isso acontece, pode ser que sejam sinais que seu gatinho esteja dando para que você dê mais atenção à caixa de areia, limpando com regularidade. O comportamento do seu gato pode refletir também problemas com a alimentação. Assim, uma dieta equilibrada e saudável vai ajudar muito.
Lidando com gatos de rua
Gatos de rua também costumam ser um problema para os canteiros, mas temos algumas dicas:

Contate uma instituição para pets abandonados;
Mantenha os lixos bem fechados;
Jogue o lixo apenas nos períodos de coleta, evite deixar o lixo muito tempo na rua;
Se tiver que oferecer ração, faça do lado de fora de casa antes que ele entre no jardim.

Por fim, executando essas dicas você conseguirá evitar a presença de gatos na horta e nos jardins. Gatos são muito espertos, mas é possível contornar o problema com essas dicas bem simples e manter tanto a saúde dos seus bichanos quanto das suas plantinhas.

Leia, ainda: Plantas Para Cultivar Dentro De Casa: Dicas Maravilhosas Que Deixará O Ambiente Mais Agradável

Comentários estão fechados.