Ervas daninhas: 3 dicas para acabar com elas e proteger seu jardim

Saiba tudo para combater as ervas daninhas e manter sua horta saudável

Hoje, 17 de dezembro de 2021, vamos falar sobre as ervas daninhas. Essas plantas nascem dentro de uma determinada área plantada de forma espontânea, quase sempre atrapalhando o cultivo principal. A própria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) diz que as plantas daninhas causam problemas que afetam muito a qualidade dos cultivos. Se você quer saber como combater esse mal, me acompanhe nesta leitura.

De uma certa forma, as ervas daninhas são persistentes. De fácil adaptação, essas plantas conseguem sobreviver em muitos ambientes e solos diferentes, além de resistir até mesmo toda sorte de temperatura e condição da plantação. Por isso que o Vida de Casa quer te mostrar como combater essas ervas.

Para piorar a situação, as ervas daninhas são resistentes. Muitas dessas plantas conseguem suportar até as pragas e doenças. Não é atoa que as ervas daninhas se alastram nas plantações, pois elas resistem as condições ruins e ainda competem com as outras plantas pelos nutrientes do solo.

Leia também sobre como plantar hortelã em garrafa pet
Como acabar com as ervas daninhas?
Para acabar com as ervas daninhas, você precisa seguir esse passo-a-passo:

Fazer um manejo inteligente
Limpeza de máquinas e instrumentos
Controle mecânico e químico

Em primeiro lugar, é necessário fazer um manejo de plantas daninhas. Ao invés de simplesmente tentar matar todas as plantas que podem destruir a produção, é possível fazer uma manutenção das ervas ao nível menor, ou seja, sem que elas causem maiores problemas. Isso é possível através de rotação de culturas e da identificação de quais os pontos do solo onde essas ervas são mais presentes.

A segunda forma de combater as ervas daninhas é por meio da limpeza de maquinário e instrumentos agrícolas para evitar que as ervas se espalhem. Além disso, o próprio solo também precisa ser monitorado, com o uso de sementes de qualidade para a produção.

A terceira forma de combate das plantas daninhas é através do controle mecânico e químico. Ou seja, é necessário identificar onde estão as plantas danosas à produção e retirá-las do solo. Também, o controle com uso de remédios e agrotóxicos também ajudam na prevenção e no combate às ervas.

Ervas Daninhas - Reprodução Canva Ervas Daninhas – Reprodução Canva
Conhecendo o inimigo para combatê-lo!
Portanto, todas essas iniciativas para o combate as ervas que prejudicam sua horta ou produção agrícola, podem ser acompanhadas pela presença de um profissional da área. Com certeza, um agrônomo poderá indicar com mais clareza qual a melhor forma de combater os problemas produtivos.

Além disso, saber qual categoria de planta daninha está destruindo sua produção é essencial, pois para cada problema, há uma solução diferente, não é mesmo?
Veja abaixo um vídeo que pode te ajudar muito a entender como evitar o mal das plantas daninhas:

 

Comentários estão fechados.