Aprenda de vez por que não é correto lavar o arroz e aproveite melhor seus nutrientes

Assim será possível aproveitar todo o poder nutricional do arroz

Na vida, muitas questões dividem bastante as opiniões e uma delas é a cruel dúvida sobre a necessidade de lavar ou não o arroz. No entanto, para os especialistas no assunto, essa é uma questão muito clara, uma vez que o processo interfere bastante no teor nutricional do prato. Por isso, nessa segunda-feira, dia 14 de março, você vai entender de vez o porquê de não lavar o arroz.

De uma forma geral, esse é um alimento rico em nutrientes como: carboidratos, ferro, vitamina B, potássio, magnésio, etc. Contudo, deve passar por um processo correto de cozimento para que mantenha todos os pontos positivos para a nutrição. Por isso, o Vida de Casa vai mostrar mais detalhes sobre esse fator. Confira!

Veja também: arroz salgado? Confira uma super dica para SALVAR sua receita sem usar batata – Vida de Casa
Por que não se deve lavar o arroz
Um ponto importante para se observar em torno dessa questão é que o arroz é um alimento não perecível. Assim, não oferece um ambiente tão propício à proliferação de bactérias quanto outras opções que são ricas em água, como carnes, algumas frutas, etc.

No entanto, muitas pessoas buscam tomar alguns “cuidados” quanto ao seu preparo. Por isso, acabam lavando o arroz, seja colocando o grão de molho ou passando em água corrente. O objetivo desse processo é simplesmente retirar a sujeira do alimento.

Uma explicação para isso é justamente a cor da água que sai dessa lavagem, uma vez que ela apresenta uma coloração bem escura, com um aspecto de sujo. Mas, na verdade, esse é um passo totalmente desnecessário, que mais atrapalha do que oferece algum benefício para o consumo.

Leia mais: confira dicas infalíveis para tirar mancha de roupa branca e se livrar do encardido
Perda nutricional
A grande verdade é que lavar o arroz, retira uma boa parte dos nutrientes presentes no grão. Afinal, o amido e outros nutrientes provenientes da casca do arroz, que estavam presentes no alimento são eliminados. Dessa forma, a perda nutricional é significativa e gera uma enorme redução nos benefícios do consumo do arroz.

Além do mais, qualquer possível microorganismo presente no alimento será eliminado pelo cozimento do grão. Assim, realmente não há benefícios em lavar o arroz, mas há um ponto negativo significativo a se considerar.

Acompanhe também a explicação do Dr. Cláudio Lima, no canal “Inspetor Saúde”:

Confira: fajitas: veja uma receita simples dessa maravilhosa comida tex-mex – Vida de Casa

comentários
Loading...