Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para a sua saúde

Você sabia que as frutas cítricas possuem muitas propriedades nutricionais, além da vitamina C?

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente conhecidas pela quantidade de vitamina C que oferecem. Entretanto, hoje você aprenderá mais sobre as vantagens do consumo destes alimentos. Os benefícios vão muito além de melhorar sintomas de gripes e aparência da pele.

Neste sentido, incluir uma variedade de frutas cítricas em sua alimentação auxiliará em muitos aspectos de sua saúde. Além disso, você pode fazer muitas combinações de sucos e receitas deliciosas com elas. Acompanhe essa matéria aqui, no Vida de Casa, e saiba tudo sobre elas.

Ademais, acesse: Como reutilizar casca de laranja? Veja essa receita super gostosa que vamos ensinar

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para a sua saúde (imagem: pexels) Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para a sua saúde (imagem: pexels)
O que são frutas cítricas?
Ao pensar em frutas cítricas, já vem logo o sabor ácido e o cheiro característico de suas cascas em mente. E sim, são exatamente estas propriedades que definem as frutas cítricas. Elas são ricas em ácidos cítricos e vitamina C. De maneira geral, são compostas por espécies de laranjas, limas e limões.

Entretanto, outras frutas também são consideradas cítricas por conter ácido cítrico, porém, pertencem a outros gêneros e até outras famílias. Sendo assim, este é o caso do abacaxi, acerola, amora e caju, por exemplo.
Quais os benefícios dessas frutas?
As frutas cítricas possuem nutrientes fundamentais para o organismo. O principal e mais conhecido é a melhora da imunidade, devido à quantidade de vitamina C que possuem. Do mesmo modo, a ação anti-oxidante que possuem, melhora o aspecto da pele e dos cabelos, combatendo os radicais livres.

Continuando, o consumo regular de frutas pode auxiliar no bom funcionamento do intestino, por conter alta quantidade de fibras, e ainda, auxiliar no emagrecimento. Ademais, elas colaboram na absorção de ferro, por isso é importante combiná-las com outros alimentos. Por fim, Regina Célia Pereira publicou um artigo no dia 26 de junho de 2018, em colaboração com a revista Veja Saúde, detalhando os benefícios das frutas cítricas.

Ademais, confira: Como fazer mudas de limão e laranja rapidinho sem gastar nada
Quais as frutas cítricas
Aprenda um pouco mais sobre cada espécie de fruta cítrica para incluir em suas refeições de acordo com a sua preferência. Afinal cada fruta possui suas particularidades, além de serem todas ricas em vitamina C.

Abacaxi — Contém vitaminas A e B, além de minerais. Além de sucos e do consumo in natura, combina com carnes e saladas;
Amora — Apresenta vitaminas B, E e K, flavonoides e sais minerais. Seu sabor participa da combinação de frutas vermelhas;
Maracujá — Rico em fibras e vitaminas, seu suco vai bem puro ou também nas melhores sobremesas.
Morango — Composta por muitas vitaminas e minerais, é quase unanimidade entre as frutas.

Conhecendo um pouco mais sobre as frutas cítricas, agora você pode diversificar seu consumo de acordo com a época de cada uma delas e aproveitas todos os benefícios e vantagens que elas podem oferecer. Por fim, aproveite o sabor delicioso e refrescante delas e faça deliciosas combinações de sucos e sobremesas.

Acesse ainda: Como reutilizar casca de maracujá? Veja a dica mais fácil do mundo para reusar na sua receita

Comentários estão fechados.