Insônia e ansiedade? Benefícios do chá de erva-cidreira podem te ajudar

Planta possui propriedades que ajudam em diversos problemas de saúde

Anúncio


Continua depois da publicidade

Chá de erva-cidreira – A erva-cidreira é uma planta poderosa para fins medicinais, que pode ser facilmente encontrada em diversas regiões do Brasil. Ela oferece benefícios fundamentais para tratar os mais variados tipos de problemas de saúde; incluindo doenças digestivas, quadros de estresse e até mesmo ansiedade. Confira hoje (09/03) mais detalhes sobre esta espécie.

Continua depois da publicidade

Chamada de erva-cidreira na maioria das vezes, esta planta é da espécie “Melissa officinalis”, da família do hortelã; ela também pode ser encontrada com outras nomenclaturas populares. Como por exemplo: cidreira, capim-limão ou até mesmo Melissa.

Seu composto medicinal é rico em fenólico e flavonóides. Junto a estes componentes, considerados como os principais, também são encontrados outros elementos químicos, como: terpenos, taninos e polifenois.

Continua depois da publicidade

Isso quer dizer que esta planta contém propriedades calmantes, relaxantes, antiespamódicas e, até mesmo, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim, ajudando a combater os vários tipos de problemas de saúde.

Chá de erva-cidreira: veja os principais benefícios e aprenda a fazer
Chá de erva-cidreira: veja os principais benefícios e aprenda a fazer (Foto: shutterstock.com)

A erva-cidreira é famosa pela sua ingestão em forma de chá. Porém, também é possível utilizar a planta em si para infusões, sucos e sobremesas.

Além disso, a planta em formato de cápsulas ou extrato natural também pode ser encontrada, por sua vez, em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e ervanários.

Leia também: 5 celebridades que (quase) viraram jogador de futebol

Confira os principais benefícios do chá

Devido à sua base de flavonoides, elemento químico com ação antioxidante ácido, a erva-cidreira torna-se uma poderosa fonte de proteção celular, contra efeitos danosos e oxidantes das moléculas chamadas de radicais livres.

Já os compostos fenólicos, como por exemplo o ácido rosmarínico, agem de diferentes maneiras: no combate a fungos, como também auxiliando no sistema neurológico.

Auxílio na melhoria da qualidade de sono, combate a ansiedade e o estresse

O ácido rosmarínico é um dos principais elementos que formam os compostos fenólicos. Ele é fundamental e oferece alguns dos benefícios mais procurados por quem toma o chá de erva-cidreira.

Com este ácido presente em sua composição, a planta gera propriedades calmantes e sedativas, que são importantes para melhorar a qualidade de sono e aliviar a inquietação noturna.

Este mesmo ácido também age para aumentar a atividade de neurotransmissores no cérebro. Na prática, quer dizer que aumenta a sensação de tranquilidade e alivia sintomas de ansiedade e estresse.

A erva-cidreira, sozinha, não tem potencial de cura destes problemas de saúde, mas podem ajudar a combater, aliviar e reduzir os sintomas causados.

Conheça também: 3 jogadores sub-20 que podem fazer sucesso no futebol brasileiro em 2021

Alívio de sintomas da TPM e cólicas menstruais

O chá de erva-cidreira tem propriedades suficientes, para ajudar no alívio das desconfortáveis dores provocadas por cólicas menstruais.

Também auxiliar no combate dos sintomas da TPM, melhorando estado de humor, nervosismo, ansiedade e estresse relacionados a este período.

Combate a fungos, bactérias e o vírus da herpes labial

Os componentes fenólicos presentes na erva são fortes no combate a fungos de pele, como a Candida e a bactérias como Salmonella sp, Shigella sonnei e Pseudomanas aeruginosa.

Estas bactérias causam, respectivamente, diarreia e infecções gastrointestinais, bem como infecções pulmonares e urinárias.

Quanto a vírus, os ácidos cafeico, rosmarínico e felúrico também possuem ação contra o vírus da herpes labial, reduzindo o tempo de cicatrização e diminuindo os efeitos de coceira no local.

Chá de erva-cidreira: como fazer?

As propriedades benéficas da planta estão em suas folhas, sejam elas secas ou frescas. Portanto, é fundamental que somente estas partes sejam usadas para fazer o chá.

  • Amasse levemente as folhas picadas com o auxílio de um pilão ou outra ferramenta ferramenta semelhante e separe-as;
  • Utilize de 1 a 3 colheres de chá das folhas picadas para uma 1 xícara de água;
  • Aqueça a água em uma panela e adicione as folhas de cidreira;
  • Deixe-as aquecendo por aproximadamente dez minutos. É o período ideal para que as propriedades das folhas se soltem na água;
  • Por fim, beba o chá e aproveite os benefícios.

Leia ainda: De Gato a Paredão: veja os 5 melhores goleiros da Copa do Nordeste

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no dia a dia

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies